15 de março de 2016

Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas alarga atividades à Misericórdia e à Biblioteca Municipal

Cartaz de Augusto Rainho.
Teve início ontem, dia 14 de Março, e prolonga-se-se até à próxima sexta-feira, a Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, como o NCV já noticiou (ver AQUI).
A iniciativa tem este ano como tema “Elos de Leitura”, “envolvendo alunos, professores e toda a comunidade na promoção do gosto pelos livros e pela leitura”.
São diversas as atividades previstas, como encontros com escritores, jornalistas, editores, o concurso literário “Leitores sonhadores”, atividades de “leituras intrometidas”, leituras encenadas, fantoches, sombras chinesas e, tendo em conta a proximidade da Páscoa e as suas tradições, serão ainda desenvolvidas atividades de confeção de folares e “lagartos” sempre associadas à literatura e à poesia.
Numa intenção de abertura à comunidade e envolvimento de toda a população, a Semana da Leitura de 2016 “sairá” para a vila e desenvolverá atividades na Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide e na Biblioteca Municipal.
É na Biblioteca Municipal que os autores convidados conversarão com alunos, professores e comunidade em geral, pois toda a população está convidada a assistir às sessões com o escritor e cantautor Francisco Ceia (ontem), com o escritor e jornalista Rui Cardoso Martins (hoje pals 18:30 horas) e na sexta-feira, pelas 14:30 horas com o editor Fernando Mão de ferro e a escritora Lúcia Gonçalves (ver notícia AQUI).
Destaca-se que Rui Cardoso Martins fará na Semana da Leitura de Castelo de Vide o relançamento do seu primeiro romance “Se eu gostasse muito de morrer”, até agora esgotado, e que ficciona estórias, tantas vezes incríveis, do quotidiano portalegrense do final do século XX.
Recorda-se que a abertura da edição de 2016 da Semana da Leitura decorreu, de forma antecipada, no dia 3 de Março de 2016, com a apresentação do bailado “A Fada Oriana”, pela Companhia Nacional de Bailado, a partir de conto homónimo de Sofia de Mello Breyner Andresen, iniciativa que foi participada por cerca de 450 alunos de Castelo de Vide e também de Portalegre.
“Por todos estes motivos, a Semana da Leitura 2016 é uma iniciativa a não perder e para a qual o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide convida toda a população”, refere em comuncado a equipa organizadora liderada por Luís Pargana. © NCV

Sem comentários: