No dia internacional da mulher, 8 de marco, e ao longo de toda a semana, a União dos Sindicatos do Norte Alentejano vai estar presente em diversas iniciativas de contacto com os trabalhadores, promovidas pelos sindicatos.
De destacar a apresentação do livro «CGTP-IN – 43 anos a construir a igualdade entre mulheres e homens – 1970-2013», que irá realizar-se no próximo dia 10 de Março de 2016 (quinta feira) às 17 horas, na Pastelaria Conforto, Rua do Comércio, n.º71, em Portalegre, com a intervenção de Fátima Messias, da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN.
Afirmar a Igualdade Cumprir a Constituição!
“Desde os finais do século XIX, irromperam lutas e greves de mulheres contra os horários de 16 horas diárias e salários de miséria nas fábricas, pelo direito de voto, pela melhoria das condições de vida e de trabalho, pela igualdade e o fim das discriminações”, refere uma nota subscrita por Helena Neves, coordenadora da USNA.
Em 1975 foi comemorado oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 foi reconhecido pelas Nações Unidas o dia 8 de Março, como o Dia Internacional da Mulher. A Constituição da República Portuguesa, desde a sua aprovação em 1976, consagra e valoriza as conquistas sociais, económicas, políticas e culturais das mulheres.
“O dia 8 de Março mantém hoje relevância nacional e internacional, embora surja, muitas vezes, desligado da sua origem histórica e da importância do papel, da participação e da luta das mulheres, perpetuando-se a invisibilidade das discriminações e desigualdades a que ainda estão sujeitas”. © NCV



Sem comentários:
Enviar um comentário