6 de abril de 2016

Conselho Municipal de Educação aprovou projeto de curso nas áreas de restauro e conservação

DSC 0639 1600x1200
“O projeto para a criação de um curso profissional de conservação e restauro de materiais de edifícios e peças foi aprovado por unanimidade na passada segunda-feira, dia 4 de Abril, no Conselho Municipal de Educação, no Salão Nobre, dos Paços do Concelho”. 
“De acordo com o Vice-Presidente da Câmara Municipal Daniel Carreiras, este apresenta como objetivos o resgate de técnicas e saberes aplicados na construção de edifícios e acessórios em áreas como a carpintaria e serralharia, bem como a implementação em Castelo de Vide do ensino secundário, pela via profissional”.
Escola de Artes e Ofícios?
“Para além da implementação do curso profissional, está previsto numa fase posterior, caso seja concretizável, uma Escola de Artes e Ofícios. O curso primário, projeto que será este ano avaliado pela DGEstE, terá disciplinas específicas na área de restauro e conservação, como também disciplinas comuns a todos os cursos, nomeadamente o português e a matemática. Segundo o Vice-Presidente, mentor do projeto, tudo está a ser feito para que este possa vigorar no ano letivo 2016/2017, apesar de ser mais provável que o aditamento aconteça só em 2017/2018. Caso seja recusado, a proposta voltará a ser efetuada no próximo ano”.
Parcerias diversas
"A garantia de uma abordagem que não desvirtue nem a história nem o passado, mas que acautele a evolução, nomeadamente através da incorporação de processos integrados que sejam dinâmicos, inovadores e criativos", foi uma das razões que levou à criação deste projeto.
“Numa fase inicial, o projeto engloba parcerias entre o Município de Castelo de Vide, Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, a entidade formadora INETESE, Centro de Formação Profissional de Castelo de Vide e a DGEstE”. 
“Numa fase posterior, as parcerias serão alargadas ao Instituto Superior Técnico de Lisboa, Instituto Politécnico de Portalegre, fundações que comparticipam educação e cultura e ao Politécnico de Tomar, instituto que oferece a licenciatura em conservação e restauro”. © CMCV/NCV
(subtítulos da responsabilidade da Redação)
DSC 0643 1600x1200
DSC 0648 1600x1200

Sem comentários: