Foi encontrado na passada semana nas escavações em curso na Cidade Romana de Ammaia um pequeno bronze figurativo romano.
Segundo os responsáveis da Fundação Ammaiam, trata-se de uma "figura masculina, juvenil, envolvida em uma pele de leão. Um orifício na retaguarda indica que estaria destinado e fixar-se em algum outro objecto ou elemento".
"A descodificação iconográfica parece clara. Trata-se de uma representação juvenil de Hércules, envolvido na pele do temível leão de Nemeia.
Matar o leão de Nemeia, o maior leão do mundo de pele resistente às investidas das armas, constituiu o primeiro dos doze trabalhos de Hércules, como a tradição helenística transmite. Por ser o primeiro trabalho, é natural que o Herói seja representado com feições juvenis e o facto de não ostentar qualquer outro atributo sugere que se pretende justamente evocar o momento após a realização do primeiro trabalho".
"Para a identificação de paralelos e dados de natureza cronológica, só um mais aturado trabalho de investigação poderá aclarar", adianta a Fundação, para quem "apresentar já devidamente limpo e tratado um artefacto arqueológico metálico poucos dias depois da sua retirada do terreno só é possível pelo excelente Laboratório de Conservação e Restauro da Fundação Cidade de Ammaia, mantido pelas ainda mais excelentes técnicas que nele trabalham". © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário