O Município de Castelo de Vide vai participar num projeto de reintrodução no lince-ibérico nas serras da Malcata, de São Mamede e na área de Moura/Barrancos, segundo foi anunciado pela imprensa.
O projetop é liderado pelo Município de Penamacor e nele participam também os municípios do Sabugal (distrito da Guarda) e a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.
O projeto é designado por “Linx 2020”, e será candidatado ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito da abertura de um aviso que se destina exatamente à preservação do lince-ibérico.
A candidatura envolve um investimento global de cerca de 1 milhão de euros e os promotores pensam que a mesma poderá ser aprovada até ao final do ano para que em 2017.
A recriação de condições de habitat natural para que o lince-ibérico seja reintroduzido nos territórios participantes passa pela a construção e requalificação de cercados para a reprodução do coelho bravo (principal alimento do lince ibérico), a criação de morouços, a realização de sementeiras e ações de controlo das espécies predadoras. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário