22 de novembro de 2016

Presidente do Sindicato dos Professores inaugura hoje exposição de banda desenhada na Biblioteca Escolar

O presidente do SPZS – Sindicato dos Professores da Zona Sul inaugura hoje ao início da tarde na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide uma exposição (ver notícia AQUI) sobre os 100 anos de histórias aos quadradinhos (banda desenhada).
A exposição é constituída por 10 painéis sobre um século de histórias aos quadradinhos, a Banda Desenhada, os seus heróis e autores, que o Sindicato dos Professores da Zona Sul, no âmbito das comemorações dos seus 40 anos de existência, propõe às Bibliotecas Escolares da sua área sindical.
A acompanhar os painéis da exposição poderão encontrar-se dezenas de páginas, tiras e heróis como exemplos dos mais conhecidos autores da 9ª Arte.
A Banda Desenhada, dita a 9ª Arte, não é apenas um produto de entretenimento, as histórias aos quadradinhos são fenómenos de criação artística dotados de originalidade, qualidade e criatividade que, ao longo de décadas, foram criando um público fiel de todas as idades.
Desde sempre que os livros de Banda Desenhada fazem parte das Bibliotecas Escolares e estão classificados como obras de valor cultural a par da literatura convencional, com a missão de cativar e criar novos leitores entre os alunos.
O SPZS, através desta exposição itinerante, “procura contribuir para a criação de hábitos de leitura entre os mais jovens e, simultaneamente, ajudar a divulgar um conjunto de autores portugueses e estrangeiros cuja obra, questiona, intervém sobre o nosso mundo e marca gerações de leitores”.
O SPZS, que se caracteriza pelo trabalho sindical com os professores nas escolas, neste ano em que comemora os seus 40 anos, “aprofunda a sua intervenção junto das comunidades escolares com diversas manifestações culturais, reforçando parcerias, cumplicidades e lutas pela escola pública democrática, de qualidade e inclusiva”. © NCV

Sem comentários: