1 de fevereiro de 2017

AREANATejo e IPES: Castelo de Vide fora da rede de mapeamento de potencial solar no Alto Alentejo

Desde 2013 que a AREANATejo dispõe de uma rede de medida de radiação solar global em diversos municípios do distrito de Portalegre, tendo o IPES - Instituto Português de Energia Solar colaborado na análise e tratamento dos dados de radiação solar.
Castelo de Vide é um dos quatro concelhos do distrito que ficou de fora dsta rede que conta atualmente com 11 Municípios munidos de piranómetros para medição da radiação solar global: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Gavião, Monforte, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.
De 8 a 11 estações desde 2013
Esta rede começou a operar em 2013, inicialmente com oito estações, tendo posteriormente sido atualizada, capacitando as estações com sistemas de aquisição de dados de maior fiabilidade e autonomia. Adicionalmente a essa capacitação, a AREANATejo conseguiu ainda acrescentar três novas estações à rede de medida, sendo que a estação meteorológica automática, considerada central, está localizada no Campus da ESTG-IPP (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre).
Relatório sumário
De modo a compilar os resultados recolhidos, num período temporal uniforme para todas as estações, foi elaborado um relatório sumário das medições de radiação solar global no distrito de Portalegre, disponibilizado para consulta AQUI.
Dois objetivos para a região
O mapeamento solar do distrito de Portalegre permitirá alcançar dois objetivos específicos para a região, nomeadamente: 1) promover o aproveitamento da energia solar, térmica e fotovoltaica, com recurso a tecnologias de concentração e; 2) caracterizar e avaliar o recurso solar para o dimensionamento, financiamento e instalação de centrais com tecnologias de concentração solar de pequena, média e grande dimensão.
Recorda-se que desde 2013 o Município de Castelo de Vide -representado pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita, exerce a função de vice-presidente do Conselho de Administração da AreanaTejo - Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo. © NCV

Sem comentários: