18 de fevereiro de 2017

Comunicado da JS de Castelo de Vide:
freixos abatidos e eucaliptos tinham e têm lugar no projeto de valorização da entrada Martinho – S. José


A Juventude Socialista de Castelo de Vide emitiu ontem um comunicado sobre a valorização da estrada Martinho – S. José e o abate dos freixos que a seguir se publica na íntegra.
“A Juventude Socialista de Castelo de Vide acredita que a qualificação e requalificação do território e do património devem ser uma das prioridades para o nosso Concelho, uma vez que, levadas a cabo de forma adequada, garantem a conjugação entre a modernidade e a tradição dos espaços, e pode proporcionar uma melhoria da qualidade de vida e de segurança dos residentes e dos visitantes.
Neste sentido, no seguimento do vídeo do projeto ontem publicado pelo Município, vemos com bons olhos a ideia de um projeto de valorização da estrada Martinho – S. José, uma das principais vias de acesso ao centro da Vila, ainda que não possamos concordar com a forma como o mesmo teve início e se está a desenrolar.
Entendemos que o processo de valorização territorial não passa apenas por destruir e voltar a construir de forma discricionária, sem considerar as mudanças significativas na paisagem natural que vão ser realizadas.
Entendemos que se trata de um processo de envolvência, do qual toda a população devia ter sido previamente informada por parte da autarquia, podendo mesmo ser incluída e consultada em nome de um bem maior – Castelo de Vide.
Entendemos também que os Freixos abatidos, bem como os Eucaliptos, tinham e têm lugar neste projeto de valorização da estrada Martinho – S. José”. © NCV

Sem comentários: