7 de março de 2017

Fundação Renal Portuguesa comemora
o Dia Mundial do Rim na 5ª feira em Portalegre

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Fundação Renal Portuguesa (FRP), através do Centro de Portalegre e com a colaboração de vários parceiros, vai promover uma série de iniciativas para comemorar o Dia Mundial do Rim, na próxima quinta-feira, dia 9 de Março. Rastreios, acções de prevenção e de sensibilização dão o mote para mais saúde e comportamentos que evitem a Doença Renal.
Sob o tema definido a nível internacional “Doença Renal e a Obesidade”, a FRP vai desenvolver sessões junto da população para sensibilizar os cidadãos da necessidade em manter hábitos alimentares saudáveis. A iniciativa levada a cabo pelo Centro de Portalegre contempla, também, rastreios para um diagnóstico da comunidade relativamente aos factores de risco associados à Doença Renal.
“O Dia Mundial do Rim é uma iniciativa assinalada à escala planetária. Todos os anos é definido um tema e em 2017 esse é a “Doença Renal e a Obesidade”. Está comprovado que comportamentos de risco a nível alimentar podem ser a causa da falência dos rins. A Fundação Renal Portuguesa associou-se às comemorações do dia, como é habitual desde a sua criação, e vai intervir em vários níveis. Em primeiro lugar, serão feitos rastreios para avaliar o risco de Doença Renal de cada pessoa. Em segundo lugar, vamos sensibilizar e dar orientações para que sejam adoptados hábitos que previnam problemas de saúde como o da Insuficiência Renal”, explicou a nutricionista da Fundação Renal Portuguesa, Carmen Guerra.
As acções definidas para o Dia Mundial do Rim vão concentrar-se, essencialmente, em três locais distintos da cidade de Portalegre. Entre as 11 e as 18 horas, haverá uma equipa no Centro Comercial Fontedeira. A Unidade Móvel do IPDJ estará junto à Câmara Municipal de Portalegre entre as 11 e as 14 horas e, entre as 15 e as 17 horas, na Praça da República.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre também se associou à iniciativa e vai realizar uma acção de sensibilização junto da comunidade estudantil daquela instituição. Esta acontecerá durante o almoço dos alunos com a transmissão de informação, nomeadamente das oito regras de ouro para prevenir a Doença Renal e a Obesidade.
Em simultâneo com as acções acima descritas, a Escola Silvina Candeias vai efectuar algumas demonstrações relacionadas com as suas actividades. Destaque para a dança, às 12 horas, no Centro Comercial Fontedeira. No mesmo local, mas às 14 horas, vai actuar a tuna daquela instituição.
Pela primeira vez, desde a constituição da Fundação Renal Portuguesa, a Câmara Municipal de Portalegre associa-se às comemorações do Dia Mundial do Rim que a instituição organiza. 
A colaboração concretiza-se na devida autorização para a realização das actividades em espaço público. A FRP endereçou um agradecimento público por, neste ano de 2017, o Município de Portalegre se associar à iniciativa. © NCV

Sem comentários: