28 de março de 2017

Sábado em Montalvão: apresentação do livro de J.P. Martins Barata foi um sucesso

Fotos © AVAVila/NCV
No passado sábado decorreu na Associação Vamos à Vila o lançamento do livro "Nordeste Alentejano – Etnografia, Literatura, Oralidades, Arqueologia e História–Montalvão, Póvoa e Meadas e Castelo de Vide", que reúne os trabalhos e os artigos publicados pelo insigne Dr. José Pedro Martins Barata.
Apesar do dia chuvoso e frio e dos 1001 eventos que aconteceram no dia 25, a sala foi pequena para a assistência, atenta e participativa. Antes da apresentação do livro pela Doutora Teresa Simão, que cativou os presentes com a sua simpatia e profissionalismo, decorreu noutra sala a inauguração de uma Exposição de mais de 250 fotografias originais tiradas por J. P. Martins Barata, que os visitantes não se cansaram de observar e comentar com entusiasmo. Depois da apresentação, e pela voz maravilhosa de Ana Laíns e o acompanhamento de André Santos, teve lugar um apontamento musical com uma grande surpresa para a assistência. É que, a pedido da organização, os dois artistas, a partir de um dos artigos do Dr. Martins Barata, executaram uma das antigas xácolas (nome que se dava localmente aos romances orais tradicionais). E despertaram a memória de uma montalvanense que ainda cantou alguns versos desse mesmo romance.
Foi um dia fantástico e a Associação Vamos à Vila agradeceu a todos quanto nele, de algum modo, participaram. © AVAVila/NCV


Sem comentários: