14 de julho de 2017

Ruy Ventura no Alandroal: igreja de Nossa Senhora da Penha entre os santuários norte alentejanos

O santuário de Nossa Senhora da Penha em Castelo de Vide é um dos sete santuários cujas origens serão abordadas por Ruy Ventura na sua comunicação deste ano no Congresso Internacional "Terras de Endovélico" que se realiza amanhã sábado dia 15 pelas 16 horas, no Forum Cultural Transfronteiriço do Alandroal.

“Alargando além do uso comum o conceito de santuário”, os restantes são os seguintes: Nossa Senhora da Redonda (Alpalhão – Nisa), Nossa Senhora da Estrela (Marvão), São Cristóvão (Portalegre), São Domingos (Fortios – Portalegre), São Sebastião (Carreiras – Portalegre) e Fraguil (Carreiras - Portalegre)
Ruy Ventura falará sobre as origens antigas destes santuários do Norte Alentejano, partindo das lendas a eles associadas e analisando alguns vestígios materiais que aí se podem observar.
No final do dia será apresentado o terceiro número da revista "Cadernos de Endovélico", publicado pelas Edições Colibri e pela Câmara Municipal do Alandroal, no qual se publica um estudo de Ruy Ventura sobre as raízes da lenda do Senhor Jesus das Chagas, venerado em Sesimbra, texto que é dedicado “in memoriam” a Augusto Pólvora, edil sesimbrense recentemente falecido. © NCV
Igreja de Nossa Senhora da Redonda - Alpalhão
Igreja de S. Cristóvão - Portalegre.
Igreja de S. Domingos - Fortios.
Igreja de S. Sebastião - Carreiras.
Fraguil, arredores das Carreiras.
Igreja de Nossa Senhora da Estrela - Marvão.

Sem comentários: