10 de novembro de 2017

Proposta de fim-de-semana: passeio à descoberta da paisagem vitivinícola local

Foto © Joaquim Iria Batista/NCV
“Em Castelo de Vide existem muitos pequenos agricultores que têm produção vitivinícola; algumas vinhas podem ser vistas junto ao local do Prado (saída para Marvão, EN 246-1) e na Quinta do Machoquinho, no Sítio das Limpas da Melriça, (EN 246-1, saída para Alpalhão, cruzamento à esquerda para estrada em terra batida na zona da Anta da Melriça)”.
“O perfil dos sobreiros e azinheiras marca a linha do horizonte, traços de identidade da região que ocupa mais de um terço da área do território nacional”.
“O distrito de Portalegre é a sub-região que mais se diferencia pela originalidade e condição. Dispostas maioritariamente nos contrafortes da Serra de S. Mamede, em fragas cujos picos chegam a transpor os mil metros de altitude, as vinhas beneficiam do clima moderado pela altitude, mais fresco e húmido que o habitual, proporcionando vinhos frescos e elegantes. Os solos de origem predominantemente granítica convivem, nas cotas mais baixas, com pequenas manchas de xisto. Há inúmeras vinhas velhas na serra, com idades que chegam a ultrapassar os setenta anos. A casta Grand Noir tem feito parte do encepamento tradicional de Portalegre”. © CMCV/NCV

Sem comentários: