17 de fevereiro de 2018

Proposta municipal de fim-de-semana: uma visita à "Vila Medieval - Cidadezinha Moderna"

“Depois da folia do Carnaval, a nossa sugestão vai para um passeio até ao Burgo Medieval de Castelo de Vide – "a vila medieval - cidadezinha moderna", de que nos fala João António Gordo, autor da publicação datada de 1943”.
Capa do trabalho
datilografado de J.A. Gordo
“Visite o Castelo, datado do séc. XIV; a entrada para o Castelo faz-se a SE, com barbacã, através de uma porta em arco quebrado, que através de um túnel dá acesso ao pátio - a designada Praça de Armas. É possível subir à Torre de Menagem e, da janela da Torre, ter uma das vistas mais bonitas para a vila de Castelo de Vide. A Praça de Armas permite ainda o acesso ao Núcleo Museológico do Megalitismo, onde o visitante pode aprofundar conhecimento sobre este riquíssimo património do Concelho de Castelo de Vide. (Horário: 9h00 – 13h00 / 14h00 – 17h00)”.
“Passeie depois pelas ruas estreitas e sinuosas do burgo, observando as Portas da Vila e de S. Pedro, a calçada da Rua Direita, a fachada da Igreja de Nossa Senhora da Alegria (séc. XVII), os portais góticos de algumas casas e claro, o edifício da Casa da Câmara, datado do séc. XV. Bom passeio!”. © CMCV/NCV

Sem comentários: