5 de fevereiro de 2018

Três eventos gastronómicos na agenda deste ano: Quinzena do SARAPATEL (19 de Março-2 de Abril)
Quinzena do GASPACHO de 15 a 31 de Julho
e Quinzena da CAÇA de 1 a 18 de Novembro

Realiza-se este ano novamente a Quinzena do Sarapatel e “outros pratos de tradição judaico-cristã” que marca a Páscoa de Castelo de Vide de 19 de Março (segunda-feira) até ao dia 2 de Abril, segunda-feira de Páscoa e feriado municipal. O evento tem como objetivo sublinhar “as singularidades gastronómicas, resultado de reminiscências judaico-cristãs” utilizando as palavras promocionais utilizadas pela Autarquia.
A organização é da Câmara Municipal de Castelo de Vide em conjugação com os restaurantes aderentes (18 na edição passada) e os produtores de doçaria tradicional (oito em 2017).
Em termos gastronómicos, o calendário municipal de eventos para este ano inclui anda mais dois eventos gastronómicos: a Quinzena do Gaspacho, agendada entre o Domingo dia 15 e a terça-feira dia 31 de Julho, e a Quinzena da Caça, entre a quinta-feira dia 1 e o Domingo dia 18 de Novembro.
Gaspacho em Julho
A Quinzena do Gaspacho coincide com um período já bastante cheio da agenda local com a realização das residências artísticas RésVés (parceria com a Faculdade de Belas Artes de Lisboa), a edição do Ethno World, o Festival da Água e do Tempo – Clepsidra e uma prevista conferência na Quinta das Palmeiras (Estação da CP) sobre “A Revista “A Presença” no Alto Alentejo”.
Caça em Novembro
Por seu lado a Quinzena da Caça (1 a 18 de Novembro), que já esteve prevista em programas municipais de anos anteriores mas nunca se concretizou, desta vez sem juntar os cogumelos ou o bacalhau, antecede de um mês o certame idêntico realizado há alguns anos em Marvão (este ano de 22 de Dezembro a 6 de Janeiro de 2019) e surge praticamente isolado na agenda de eventos municipais. © NCV

Sem comentários: