21 de abril de 2018

Proposta de fim-de-semana convida a um passeio pela Judiaria

A proposta municipal para este fim-de-semana convida a um passeio pela Judiaria de Castelo de Vide 
"Localizada na encosta voltada a nascente, em zona íngreme e acidentada, a Judiaria de Castelo de Vide desenvolveu-se pelas ruas da Fonte, do Mercado, do Arçário, do Mestre Jorge, da Judiaria e da Ruinha da Judiaria, convergindo todas estas calçadas para a Fonte da Vila, de grande valor artístico quinhentista e que da Judiaria faria parte".
"O estabelecimento da Inquisição e a publicação do Édito de 1492 promulgado pelos Reis Católicos Fernando e Isabel contribuíram para o crescimento do Bairro Judeu de Castelo de Vide".
"Da presença judaica em Castelo de Vide restam alguns testemunhos materiais, tais como as portas ogivais de habitação e de oficina (algumas decoradas com símbolos profissionais), o urbanismo, a toponímia e o edifício da antiga Sinagoga, localizado na confluência da Rua da Judiaria e Rua da Fonte, com orientação Este/Oeste". 
"Sugerimos uma visita à Sinagoga-Museu, onde poderá saber mais sobre a comunidade judaica que aqui viveu. No piso superior é exposto o tema Judaísmo (história, rituais, restrições...) e no piso inferior revelam-se os contributos que a comunidade judaica deu para o desenvolvimento da vila, bem como destaque para Garcia D'Orta, a diáspora e a herança". © NCV

Sem comentários: