13 de abril de 2018

XVIII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional este fim-de-semana em Portalegre

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Mosteiro de São Bernardo em Portalegre acolhe este fim-de-semana mais uma edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, uma organização da Câmara Municipal de Portalegre em parceria com a Qualifica Origin Portugal, com o apoio institucional da Escola Prática do Agrupamento de Instrução da GNR de Portalegre e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo. 
Cada entrada custa 1 euro e o horário é das 18 às 23 horas na sexta-feira, entre as 11 e as 23 horas no sábado e das 11 às 21 horas no Domingo. 
No último dia, o público pode assistir aos espetáculos proporcionados pelo programa “Somos Portugal”, da TVI, transmitido em direto, entre as 14h00 e as 20h00, da XVIII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional. 
Dezoito anos de doces conventuais
Realizada desde 2001, esta Feira tem vindo a consolidar-se, colocando Portalegre numa dimensão internacional como polo de defesa da autenticidade dos Doces Conventuais. 
São 18 anos de existência de um certame já reconhecido a nível nacional e internacional. No ano em que cumpre a sua maioridade, a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, continua a aliar a qualidade dos produtos apresentados (certificados com o selo da Qualifica Origin Portugal) à excelência do património da cidade. 
Concursos de doces e licores
Os concursos de doces e licores são um dos pontos altos do fim-de-semana, a par de outras atratividades complementares como momentos de animação pelos grupos culturais de Portalegre, exposições de fotografia, atividades para miúdos e graúdos. Destaca-se o ateliê “Mãos na Massa” onde os mais pequenos exploram o mundo dos sentidos: ouvem sons, mexem na farinha, vêem cores e formas, cheiram e provam os doces que elas mesmas fazem, ao mesmo tempo que são sensibilizados para o património cultural e gastronómico local, ficando a conhecer melhor a origem e os espaços onde se confecionavam os doces conventuais. 
S. Bernardo foi mosteiro feminino cisterciense, de onde são originários doces como os Rebuçados de Ovo, os Fartes ou o Torrão Real. É um dos ex-libris da arquitetura religiosa, barroca, manuelina, renascentista, inclui um dos mais sumptuosos túmulos renascentistas, com uma imagética alusiva à vida amorosa de D. Jorge de Melo, Bispo da Guarda. © NCV

Sem comentários: