No passado dia 7 de Julho, no Auditório do Centro Escolar de Sousel, decorreu o 2º Seminário Final de apresentação dos projectos desenvolvidos pelas crianças, ao longo do ano lectivo 2017/2018, no âmbito da atividade “Ecossistema Empreendedor nas Comunidades Educativas do Alto Alentejo”.
Esta actividade, implementada pela CIMAA, em colaboração com os municípios e agrupamentos de escolas de Avis, Campo Maior, Crato, Marvão, Ponte de Sôr e Sousel, envolveu crianças do ensino pré-escolar e do 1º e 2º ciclos do ensino básico, tendo contado ainda com as parcerias do Centro Educativo Alice Nabeiro e dos Centros de Formação de Professores CEFOPNA (Portalegre) e Prof’Sor ( Ponte de Sôr).
A longo da manhã foram apresentados os seguintes projectos empreendedores: “Brincar” pelos alunos do Jardim de Infância de Casa Branca e da Escola Básica de Sousel (Agrupamento de Escolas de Sousel); “Ponte de Sor: Passado, Presente e Futuro” pelos alunos da Escola João Pedro de Andrade (Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor); “Oficina dos Mestres” pelos alunos da Escola Básica de Avis e da Escola Básica 2,3 Mestre de Avis (Agrupamento de Escolas de Avis), em representação do Município de Avis; “A Lontra Europeia” pelos alunos do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (Agrupamento de Escolas de Campo Maior).
O programa de trabalho, implementado no âmbito do projeto intermunicipal promovido pela CIMAA - Rede de Promoção do Sucesso Educativo no Alto Alentejo, implicou o desenvolvimento de acções de capacitação de 65 profissionais (entre professores, técnicos superiores e outros técnicos de apoio à educação) para a implementação de metodologias de trabalho em sala de aula, que estimulassem o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos. Estas acções, desenvolvidas em articulação com os parceiros mencionados, foram sendo concretizadas no terreno, mediante a estruturação e operacionalização de projectos empreendedores de grupos de alunos, abordando as mais diversas temáticas tais como a criação de novos espaços desportivos e de lazer nas escolas, a organização de espectáculos e a construção de roteiros municipais alusivos ao património material e imaterial local. Devidamente articulados com as componentes curriculares, os projectos pretenderam estimular os alunos para a aquisição de novos conhecimentos, mediante estratégias inovadoras de abordagem, criando e consolidando, simultaneamente, competências empreendedoras, tais como a criatividade, o espírito de grupo, a resiliência, o sentido de organização, a auto-confiança a determinação e o sentido de responsabilidade.
A organização de momentos de apresentação dos projectos dos diversos grupos oriundos dos municípios/agrupamentos de escolas envolvidos, foi ainda articulada com a implementação das actividades: “A Brincar e a Empreender : Team Building para Crianças Empreendedoras”, onde as crianças tiveram a oportunidade de trabalhar, em função de tarefas específicas propostas para cada grupo, mais uma vez, competências associadas ao empreendedorismo, consolidando, assim, a temática geral da atividade. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário