5 de julho de 2018

VI Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara em aldeias e lugares históricos da raia luso-espanhola

Clicar para ampliar.
A VI edição do Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara realiza-se entre os dias 10 e 20 de Agosto (mais informação AQUI), mantendo a aposta num modelo de itinerância pelas aldeias e lugares históricos da raia luso-espanhola.

Pelo sexto ano consecutivo, o evento marcará assim presença junto das populações dos dois lados da fronteira, num esforço de descentralização cultural, tendo em vista a criação de novos públicos.
A programação continua a privilegiar o cinema independente de qualidade, com ênfase particular para a área do documentário, nomeadamente aquele que se produz nos dois países ibéricos.
Direitos humanos, ambiente e "cultura
O objetivo é que o Festival possa afirmar-se como um ponto de encontro e reflexão entre realizadores, abrindo portas a obras que aportem uma visão original sobre as temáticas dos "direitos humanos", "ambiente" e "cultura".
A par da mostra de filmes, tal como tem vindo a acontecer nas edições anteriores, o Festival engloba exposições, palestras e espetáculos musicais, constituindo-se como um evento multidisciplinar de relevo no panorama cultural da região.
Os cenários escolhidos para realização das projeções destacam-se pelas suas características únicas, incluindo uma antiga estação de comboios, as ruínas de uma cidade romana, uma ponte medieval sobre o Rio Sever, um lagar reconvertido em museu, além dos castelos da região.
Programa em sete localidades
Entre os habituais palcos do Festival contam-se as localidades de Marvão, Valencia de Alcántara, Galegos, Fontañera, Portagem, Beirã e Santo António das Areias.
O Periferias conta, em Portugal, com os apoios do Município de Marvão, Direção Regional de Cultura do Alentejo e Comissão de Coordenação Regional do Alentejo. Do lado espanhol, os principais apoios são os da Filmoteca da Extremadura, Diputacion de Cáceres e Ayuntamiento de Valencia de Alcántara. © NCV

Sem comentários: