A Plataforma Digital da Justiça – Justiça.gov.pt disponibiliza, a partir desta segunda-feira, um novo ponto centralizado para agendamento nas Conservatórias, Espaços Registos e Lojas do Cidadão. Os serviços incluem pedido ou entrega de Cartão de Cidadão e de Passaporte, alteração de morada, Habilitações de Herdeiros e Partilhas, processos de Registo Predial ou Casamento e Divórcio, com mais conveniência para os Cidadãos, e sem filas de espera.
Através deste ponto único de acesso é possível agendar a marcação de um serviço no horário mais conveniente para o Cidadão e com possibilidade de marcar em mais de 200 balcões que admitem o agendamento destes serviços.
Para a Secretária de Estado da Justiça, “Esta nova opção vem oferecer mais comodidade aos Cidadãos. Ao reduzirmos filas de espera e concentração de um grande número de utentes nos diferentes espaços de atendimento, estamos a melhorar o serviço, a privacidade e a qualidade de atendimento que deve ser garantida aos Cidadãos”, refere Anabela Pedroso.
Ainda neste mês de Setembro, abre-se também a possibilidade de agendar através da Plataforma Digital da Justiça a instrução dos processos de Nacionalidade e a realização de procedimentos no balcão Casa Pronta.
Até agora, os únicos serviços disponibilizados por agendamento, Cartão de Cidadão e Passaporte, registavam uma procura por agendamento baixa, pelo que vai ser lançada uma campanha nacional de sensibilização, em diferentes meios, para utilização destes balcões específicos.
A Plataforma Digital da Justiça, uma medida central do Plano de Ação Justiça mais Próxima, regista mais de 300 mil visitas mensais e completa, este mês, um ano desde o seu lançamento. Através de <justiça.gov.pt> é possível aceder a mais de 85 serviços online, como o pedido de registo criminal online, a consulta dos processos executivos, simulador de taxas de justiça ou o guia interativo que permite identificar os passos necessários após a morte de um familiar. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário