30 de outubro de 2018

Azeite de Marvão está hoje em destaque no Festival de Gastronomia de Santarém

O azeite produzido no concelho de Marvão está hoje em destaque, hoje, no 38º Festival de Gastronomia de Santarém, cuja edição deste ano tem a sua programação dedicada ao tema do azeite, através da presença de produtores marvanenses e de um Chef que vai confecionar pratos com base de azeite.
Quatro produtores certificados
A convite do Município de Marvão estão presentes na Casa do Campino, em Santarém, quatro produtores certificados de azeite do concelho que, ao longo da tarde e da noite, vão efetuar provas dos seus azeites e derivados, produzidos através das azeitonas apanhadas nos campos de Marvão.
Luís Vitorino, autarca de Marvão, considera “o convite da organização do Festival de Gastronomia de Santarém, ao Município e aos produtores de azeite, como o reconhecimento pela qualidade e excelência do azeite que sai dos olivais tradicionais e lagares do concelho”.
"Reconhecimento na aposta certa"
Esta presença na Gastronomia em Santarém mostra “o reconhecimento na aposta certa que o Município de Marvão feito no apoio aos produtores, ao desenvolvimento de novas marcas e na salvaguarda dos produtos endógenos marvanenses, sendo o azeite um desses exemplos”, afirmou Luís Vitorino.
Chefe José Diogo Branco em “live cooking” 
O azeite, no Norte Alentejano, serve de base a inúmeros pratos confecionados pelo Chefe José Diogo Branco, radicado em Marvão, e que realizou dois “live cooking” dedicados a pratos com base de azeite. 
Assim, quem passar pelo Festival de Gastronomia, logo a partir das 17 horas, vai ter oportunidade de ver, ao vivo, a confeção de um cremoso de chocolate branco e azeite, que será feito tendo por base um creme aveludado de chocolate branco e azeite, a que se junta a marmelada amarga de limão, um praliné de castanha e pétalas de tagetes.
Animação com a Tuna Sénior de AMrvão
A partir das 19 horas, voltam os sabores a ser misturados com o azeite de Marvão, com o Chef José Diogo Branco a confecionar uma gyoza de alhada de cação, que é um fino bolinho de massa com recheio de alhada de cação, cozido ao vapor, com azeite, flor de sal e rebentos de coentros.
As provas de azeite e o live cooking são acompanhadas pela Tuna Sénior de Marvão, que vai fazer a animação do recinto, ao longo da tarde, com cantigas tradicionais marvanenses e regionais. © NCV

Sem comentários: