21 de dezembro de 2018

Comemora-se hoje o primeiro centenário
do Museu Municipal de Portalegre (1918-2018)

Clicar na imaem para ampliar o cartaz.
Comemora-se hoje, dia 21 de dezembro, o Centenário do Museu Municipal de Portalegre. “Neste dia as entradas são gratuitas, há bolo e espumante”, refere uma nota da Cãmara Municipal da capital de distrito.
Criado em 1901 por proposta de Severino Santana Marques, o Museu Municipal de Portalegre foi inaugurado a 21 de Dezembro de 1918 por iniciativa do vereador Laureano António Picão Sardinha nas dependências da Câmara Municipal, onde ocupou uma pequena sala, resumindo-se então o seu espólio a uma reduzida coleção de Arte Sacra.
Cem anos depois, e com um espólio riquíssimo e variado, o Museu Municipal é muito procurado por investigadores e solicitado para as mais diversas exposições nacionais e mesmo algumas no estrangeiro. Com as suas atividades pretende aliar o pedagógico ao lúdico, transformando-se num organismo vivo e dinâmico. 
Em simultâneo e seguindo as novas tendências da Museologia, quer deixar de ser um espaço fechado e alheado do que ao seu redor acontece, para se transformar num espaço aberto e interativo. 
Um dos seus objetivos é deixar de ser encarado como um “armazém” de memórias para passar a ser local de acolhimento, criando em quem o visita o desejo de ali voltar repetidamente. Um pólo de desenvolvimento local, que contribua para o crescimento da cidade em que se insere, bem como para uma transformação de mentalidades. © NCV

Sem comentários: