Foto © AMAlentejo/NCV |
A solicitação da sua Comissão Dinamizadora, uma delegação do AMAlentejo reuniu dia 22 de Janeiro (terça-feira) com o Secretário de Estado de Valorização do Interior, em Castelo Branco, onde está instalada a Secretaria de Estado.
A delegação informou sobre a formação de AMAlentejo, composição da Comissão Promotora e principais ações e iniciativas: 1º Congresso em Tróia, Fórum em Campo Maior, 2º Congresso em Castelo de Vide, comemoração do 20º Aniversário do Referendo sobre a Regionalização, entre outras.
Coesão territorial e regionalização
Em cima da mesa esteve a coesão territorial de que é indissociável o processo de regionalização do País, sendo reafirmado que até à sua concretização, a proposta de AMAlentejo, de criação da Comunidade Regional do Alentejo, emergente do Poder Local, se apresenta como solução transitória para um Poder Regional Democrático, Plural e Transparente capaz de gerir os destinos do Alentejo e pôr em práticas programas e projetos de desenvolvimento regional, de preparar a região para o Portugal 2030, com vista à correção das assimetrias e de levar por diante instrumentos de ordenamento do território, nomeadamente, a revisão do PROTA – Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo.
Temas concretos em análise
Projetos estruturantes para a Região, como o Hospital Público Central do Alentejo, Alqueva, Complexo de Sines, Aeroporto de Beja, Barragem do Pisão, mobilidade ferroviária e rodoviária, política energética e rede regional de parques empresariais foram, também, abordados na reunião.
Encerramento de serviços públicos
A delegação manifestou a preocupação face ao contínuo encerramento de serviços públicos, entendendo que deveria ser assegurado o não encerramento de mais serviços e que se deveria fazer estudo com vista à reversão de muitas situações, o que mereceu o acordo do Secretário de Estado que agradeceu todos os contributos levados à reunião.
CTT com 18 estações encerradas em sedes de concelho
O caso dos CTT com 18 estações encerradas em sedes de concelho do Alentejo foi referido, pela delegação, como devendo merecer particular atenção do Governo, propondo-se a sua devolução à gestão pública como forma de garantir o serviço em todo o território.
Sessões temáticas na agenda de 2019
AMAlentejo irá realizar durante 2019 sessões temáticas, convidando os agentes regionais com vista ao aprofundamento destas questões e apresentação de propostas nas mais diversas áreas, por um Alentejo próspero e desenvolvido. © NCV
Os interessados podem conhecer e subscrever AQUI o “Projeto de Lei de Iniciativa Cidadã Cria a Comunidade Regional do Alentejo” promovido pela Comissão Dinamizadora de AMAlentejo.
Foto © AMAlentejo/NCV |
Sem comentários:
Enviar um comentário