O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, deu a conhecer na passada madrugada (de 2 para 3 de Janeiro) através das redes sociais a sua Mensagem de Ano Novo, que a seguir damos a conhecer na íntegra aos nossos leitores.
Bom Ano!
Saúdo os nossos concidadãos expressando votos dos maiores êxitos pessoais e profissionais a todos os munícipes, seus familiares e amigos da nossa Terra.
O ano que agora findou, foi de grandes contrastes.
Por um lado, de profunda tristeza porque o infortúnio da doença que atingiu eleitos, consequentemente, também afetou a gestão da governança autárquica obrigando a várias alterações no quadro do funcionamento dos Órgãos Executivos da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de São Tiago Maior e da Junta de Freguesia de Santa Maria da Devesa.
Tal situação, acrescida ao facto de 2018 também ter sido o primeiro ano do atual mandato com a justificada necessidade de adaptação dos novos eleitos e dos eleitos substitutos, obrigou a que várias reorganizações internas fossem gradualmente produzidas, gerando perturbações no desenrolar do serviço.
Contudo, uma vez já restabelecido o normal funcionamento dos Órgãos, está, pois, garantida a continuidade e o regular desempenho das funções da gestão municipal, salvaguardando-se o cumprimento pleno de todas as missões em questão.
Neste contexto, impõe-se uma palavra de agradecimento, de solidariedade e de esperança para aqueles que por ausência de saúde, lamentavelmente, não têm possibilidade de continuar a exercer os cargos para os quais foram eleitos na vigência do atual mandato de 2017 a 2021.
E, impõe-se, igualmente, uma segunda palavra de plena confiança e estímulo para os autarcas entretanto chamados a assumir superiores responsabilidades, os quais certamente estarão à altura de corresponder com a mesma competência e dedicação dos seus antecessores.
Por paradoxo, o ano de 2018 também foi de júbilo!
Os indicadores económicos demonstram que Castelo de Vide, vive um ciclo verdadeiramente assinalável no que se refere ao vigor das dinâmicas e atividades essenciais da nossa economia local.
A fixação de novos residentes, a escassez de mão de obra em várias atividades económicas e o reduzido desemprego, o nível de investimento na construção civil, no turismo e em novas áreas comerciais, industriais e agrícolas são sinais positivos e refletem a credibilidade do Concelho, que vive um contexto de crescimento e de transformação, com investimento privado que ultrapassa em muito os 30 milhões de euros aplicados no nosso território neste início de mandato.
Na verdade, 2018 evidenciou também recordes históricos dos movimentos bancários, quer ao nível de “pagamentos ao balcão” referente à aquisição de bens pagos por MB, quer no que toca ao volume de levantamentos efetuados nas ATM’s, como igualmente apresentou indicadores muito positivos ao nível de novos licenciamentos urbanísticos e comerciais, e, ainda, um muito bom ritmo de transações imobiliárias de compra e venda de imóveis.
Este ciclo extraordinariamente favorável da vida económica e social do concelho resulta naturalmente numa importante valorização do território com óbvios benefícios diretos e indiretos para a nossa comunidade.
E é aqui, na robustez do investimento privado, que se alicerça a sustentabilidade do futuro de Castelo de Vide!
Mas, importa igualmente olhar para 2018 na dimensão do setor público.
2018 foi o ano decisivo em que se colheram os frutos do árduo e persistente trabalho desenvolvido pela Autarquia nos últimos anos.
Com efeito, 2018 trouxe as decisões favoráveis para o financiamento de projetos há muito ambicionados. Assim, muito do que até ao presente não passou de uma vontade política sucessivamente adiada encontra agora uma certeza da sua materialização num futuro muito próximo.
2019, trará a certeza do maior volume e do maior montante de obras públicas municipais sem precedência na história do nosso concelho.
Cerca de 7 milhões estão comprometidos em investimentos públicos na Educação, no Empreendedorismo e Atividades Económicas, na Cultura, Ambiente e Turismo, na Reabilitação Urbana, na Qualificação do Espaço Público, na Inovação e Modernização dos Serviços.
2019 será, inquestionavelmente, um ano que ficará certamente assinalado como o ano da mudança de capítulo na história do nosso Concelho.
É pois neste contexto de crescimento e neste clima de confiança, entre a fusão dos investimentos públicos e privados, que queremos estar em 2019.
Perspectiva-se um concelho economicamente mais forte, culturalmente mais rico e socialmente mais coeso. Assim, hoje, o desafio é conseguirmos ir mais longe, é sermos capazes de olhar mais longe porque na verdade há sempre mais horizontes a descobrir.
Com um sentimento enorme de gratidão por todos aqueles que nos diferentes Órgãos Autárquicos do concelho, nas Coletividades, no Associativismo, nas Empresas, na Saúde, na Escola, nas IPSS’s e nas demais Instituições que constituem as forças vivas, manifestamos o nosso agradecimento profundo pelo que no dia-a-dia constroem em prol da nossa Terra.
Um agradecimento especial aos trabalhadores e colaboradores da Autarquia e das Juntas de Freguesia. Só com eles é possível olhar o Futuro com mais certezas e muita esperança.
E é em prol desse Futuro que renovamos o nosso compromisso de tudo fazer para que o concelho de Castelo de Vide seja, em 2019 e sempre, ainda mais NOTÁVEL.
Excelente 2019!
António
Pita
Sem comentários:
Enviar um comentário