Decorreu dia 15 de Março, em Bucareste, o lançamento oficial da rede de regiões “RegHub: Network of Regional Hubs for EU Policy Implementation”. A região do Alentejo fez-se representar neste evento, entre outros, pelo Presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, pelo Presidente da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, José Calixto, pelo Diretor Geral desta Agência, João Martins e por um representante do PACT – Parque do Alentejo para a Ciência e Tecnologia, João Assunção.
ADRAL representa Alentejo no RegHub
A ADRAL foi reconhecida, a nível europeu, como representante da região do Alentejo (no top 5% europeu) no projeto piloto do Comité das Regiões – RegHub – para implementação de políticas europeias. A ADRAL assegura a presença da região junto do Comité das Regiões, para benefício da aproximação do espaço Europeu de intervenção das políticas locais e regionais, e dos seus protagonistas.
A rede RegHub, coordenada pelo Comité das regiões, pretende canalizar a experiência de autoridades locais e regionais com eficácia na sua transposição para políticas europeias. A fase piloto do projeto decorre de 2019 a 2020, em que apenas 20 regiões selecionadas serão consultadas, com recolha de contributos no contexto da implementação de políticas europeias em 3 ou 4 áreas definidas.
As regiões selecionadas são consultadas pelo Comité das Regiões no âmbito da instrução do processo legislativo europeu. Neste contexto os stakeholders das regiões selecionadas são também envolvidos de forma ativa neste processo.
Reunião com Presidente do Comité das Regiões
A região do Alentejo, representada pela ADRAL, foi uma das 20 regiões selecionadas. A ADRAL pretende, com a participação no RegHub, desenvolver, aprofundar e intensificar a sua ação como agente da inovação, transformador, da região.
No âmbito desta Cimeira, o Presidente da CCDRA e Presidente da ADRAL reuniram com o Presidente do Comité das Regiões, Karl Heins Lambertz, o qual em entrevista e declarações à imprensa Portuguesa presente nesta cimeira, falou sobre a importância da presença Portuguesa no projeto piloto Reghub. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário