Fotos © NCV |
O Grupo A Barraca levou à cena este fim-de-semana em Santo António das Areias (Marvão), no sábado 30 de Março, e no Domingo dia 31 de Março em Castelo de Vide a peça "Garcia d'Orta, o sábio prático", concebida e encenada por Hélder Costa. Participaram os atores João Maria Pinto, Sérgio Morais e Sónia Bairradas.
Em Santo António das Areias o espetáculo teve lugar numa das salas do GDA – Grupo Desportivo Arenense e em Castelo de Vide no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira.
As duas récitas assinalaram também em Marvão e Castelo de Vide o primeiro Dia da Memória das Vítimas da Inquisição recentemente aprovado pela Assembleia da República.
Agrado geralFoto © NCV |
Diz quem assistiu à peça que se tratou de “uma representação perfeita, com direção artística de Helder Costa, com um belo enquadramento histórico, com analepses e prolepses no tempo”, com a botânica e os feitos do grande médico Garcia d'Orta muito bem referenciados.
Tudo acompanhado com canções judaicas e a construção de uma roda humana com cristãos e judeus de mãos dadas e um momento musical com canções de embalar e do exílio.
Foi lida pelo encenador Hélder Costa a petição pública da criação deste dia, da autoria do Professor Jorge Martins e realizada uma roda humana com cristãos e judeus que estiveram presentes a convite da associação.
Casa cheia em Castelo de Vide
Casa cheia em Castelo de Vide
Castelo de Vide registou casa cheia. Estiveram presentes, entre outros, Helena Rocha, representante da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, o vice-presidente da Câmara Municipal, António José Miranda, o vereador Tiago Malato, a Diretora do Agrupamento de Escolas, Ana Paula Travassos, o Presidente da Junta de Santa Maria, Álvaro Bengala, associações, parceiros do projeto, e muitos residentes e amigos da cultura.
Foi a primeira vez em muitos anos que uma companhia de teatro nacional apresenta uma produção sua no Alto Alentejo. A iniciativa inseriu-se no quadro do projeto “Entre Diálogos” - Evocação à efeméride Garcia de Orta (450 anos após a sua morte)”, que está a ser desenvolvido pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide e é financiado pelo OPP - Orçamento Participativo 2017. © NCV
Foto © NCV |
Foto © NCV |
Sem comentários:
Enviar um comentário