Foto © AHBMCV/NCV |
O corpo de bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Castelo de Vide iniciou no passado sábado dia 11 de Maio, a pedido expresso da ANEPC/CDOS de Portalegre, a sua participação no DECIF 2019 - Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais com a activação de uma ELAC-Equipa Logística de Apoio ao Combate.
Até 15 de Outubro
Foi assim antecipado em quatro dias o que estava inicialmente planeado. A participação do corpo de bombeiros local neste Dispositivo prolonga-se previsivelmente até ao próximo dia 15 de Outubro, juntando-se à Equipa agora activada mais uma ECIN - Equipas de Combate a Incêndio.
As ELAC e as ECIN
As ELAC - Equipas Logísticas de Apoio ao Combate são constituídas por 2 bombeiros e de um meio técnico de apoio logístico e as ECIN são compostas por 1 veículo de combate (adaptado à sua área de atuação) e 5 elementos sendo que pelo menos um deles deve preferencialmente possuir categoria igual ou superior a Bombeiro de 1ª assumindo a posição de chefe de equipa e outro deve preferencialmente ter o curso de todo-o-terreno para assumir a função de motorista
De acordo com a Norma Operacional Permanente aplicável, as EI (sejam ECIN ou ELAC) devem estar em prontidão 24 horas, apresentando boa condição física e munidas do respectivo equipamento de protecção individual que inclui obrigatoriamente o “fire-shelter”, devendo as suas escalas de serviço serem rotativas, de forma a garantir as horas de descanso necessárias.
Salvaguardados os períodos de intervenção e de descanso, a NOP dispõe que as equipas devem estar sempre ocupadas nomeadamente com o reconhecimento da sua área de actuação, treino operacional e manutenção e limpeza de equipamentos e instalações, sem prejuízo da necessidade de intervenção imediata e pré-posicionamento, se for caso disso e à ordem do CDOS. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário