Clicar n imagem para ampliar o cartaz. |
No próximo dia 24 de Maio, a partir das 10:30 horas, decorre no Edifício d’O Celeiro em Arronches a sessão de apresentação do livro “O Segredo dos Caminhos – Leitura dos Percursos Pedestres do Alto Alentejo”.
Este é o segundo ano de operacionalização da atividade Fábrica de Histórias desenvolvida pela organização Cabeçudos (sediada em Castelo de Vide), no âmbito do projeto intermunicipal promovido pela CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) - Rede de Promoção do Sucesso Educativo no Alto Alentejo, e visou o desenvolvimento de oficinas de escrita, revisão e ilustração, tendo como produto final a edição de um livro cuja tiragem se estima em 2000 exemplares.
Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Portalegre e Sousel
Foram 346 os alunos dos municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Portalegre e Sousel, dos 3º e 4º anos andaram em diálogos com a natureza e passaram para o papel o que viram, sentiram, imaginaram e descobriram ao longo de nove percursos pedestres de pequena rota da Rede de Percursos em Natureza – Alentejo Feel Nature.
A experiência de sentir estes percursos que variam ao longo do dia, das semanas e das quatro estações, deu lugar a leituras reais e poéticas (com a participação de Afonso Cruz) de uma natureza circunscrita geograficamente, mas de sempre e para sempre. A contemplação, a escuta, a observação e a espera criaram ligações entre o concreto e o imaginário, o que faz d’O Segredo dos Caminhos, mais do que um roteiro, um documento sensível e genuíno criado por crianças, para todos os que se quiserem aventurar na descoberta destas paisagens.
Para além de diversos convidados do sector da Educação, Turismo, Cultura, Património e Ambiente, os alunos participantes estarão envolvidos numa “performance” artística criada por Maria Belo Costa, que será apresentada durante o evento. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário