Clicar na imagem para ampliar. |
“Reduzir as Desigualdades no Interior dos Países e entre Países” é o tema de uma conferência em Castelo de Vide no próximo dia 5 de Junho organizada pela Fundação Inatel em colaboração com a Câmara Municipal local.
Os trabalhos decorrem a parir das 14 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho. E a iniciativa enquadra-se num ciclo de 17 debates organizados em harmonia com os princípios e objetivos propostos pela ONU designado por “Desafio 2030 – Uma agenda para o Desenvolvimento Sustentável”.
A participação sujeita a confirmação, através dos contactos 210 027 142 ou inatel.social@inatel.pt
Castelo de Vide é ponto de encontro ideal
“Com estes debates pretende-se aproximar a ajustar a discussão de cada tema às especificidades e dinâmicas locais e regionais, que constituem a realidade do nosso país”, refere a organização que explica assim a escolha de Castelo de Vide: “sendo o interior de Portugal reflexo dessa desigualdade, que se notam especialmente na vasta região alentejana, Castelo de Vide torna-se o ponto de encontro ideal para debater este tema”.
A abertura dos trablhos será feita por António Manuel Nobre Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, e por Francisco Madelino, Presidente do Conselho de Administração da Fundação INATEL.
Turismo como ferramenta de desenvolvimento
O programa começa depois com o visionamento de filme de curta duração, como enquadramento das questões a abordar. Seguem-se João Medeiros, Adido Económico na Comissão Europeia – Representação em Portugal, que falará sobre “Globalização, Desigualdade e o papel da UE”, e António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que abordará o tema “A Atividade Turística como ferramenta para o Desenvolvimento
Globalização e desigualdades
Os trabalhos continuam com o tema geral “Globalização e Desigualdades”. Sob a moderação de Luísa Panaças, Presidente da Mesa do Conselho Geral da EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza / Núcleo de Portalegre, será a vez de se analisar o “Combate às desigualdades e erradicação da pobreza no Alto Alentejo”, com Marco Domingues, Presidente da Direção da Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em representação da Ecogerminar – Associação de Desenvolvimento do Interior, de promoção do Comércio Solidário, do Ecoturismo e de luta à Desertificação Rural.
Prémio INATEL Sustentabilidade
A iniciativa termina com a cerimónia de entrega do Prémio INATEL Sustentabilidade a personalidade(s), organizações ou comunidades no contexto da temática abordada e um cocktail de encerramento. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário