9 de maio de 2019

Marvão no top 10 nacional de “governance” no Rating Municipal Português da Ordem dos Economistas

O Município de Marvão surge como o 9º classificado a nível nacional no que diz respeito à “governance”, no Rating Municipal Português (RMP) 2018, apresentado esta terça-feira. 

A posição global neste ranking é a 164ª, ficando Marvão em 168º lugar quanto a “eficiência da Câmara Municipal”, em 246º em termos de desenvolvimento económico e social e em 106º em matéria de sustentabilidade financeira. 
O novo RMP, coordenado por Paulo Caldas para a Ordem dos Economistas, coloca Marvão no top 10 de “governance” a nível nacional. Nesta área foram tidos em conta os objetivos de envolvimento cívico, a responsabilização e a legitimidade política. De acordo com os seguintes critérios de avaliação: taxa de abstenção, orçamento participativo, participação do público, transparência do município e força política. 
Segundo o Município, "este ranking coloca os marvanenses no topo de envolvimento na vida política do município a nível nacional, revelando uma participação muito acima da média". 
O RMP é um modelo integrado de avaliação dos 308 municípios em 25 indicadores, reunidos em quatro dimensões de avaliação: governance, eficácia de serviço ao cidadão, desenvolvimento económico e social e sustentabilidade financeira. © NCV

Sem comentários: