10 de maio de 2019

Requalificação da Escola Garcia de Orta na agenda de reunião com a Sec. de Estado Adjunta e da Educação
- obra de 1 milhão de euros começa ainda este ano

Foto © D.R./NCV
O Presidente e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, acompanhados pela diretora do Agrupamento de Escolas, Ana Paula Travassos, reuniram ontem no Ministério da Educação em Lisboa com a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão. 
Na agenda esteve “como assunto central as obras que a Câmara Municipal pretende efetuar com vista à requalificação da Escola Garcia de Orta”.
Este projeto, que ascende a cerca de 1 milhão de euros, deverá ter o seu início ainda no presente ano de 2019.
“Investir na educação (...) é prioridade municipal!”
“Para além da apresentação do projeto, outras questões relacionadas com o financiamento, a necessidade de aditamentos ao Acordo existente e a articulação das obras com o funcionamento em período escolar, foram colocadas em cima da mesa num diálogo que correu de modo muito positivo”, referiu António Pita nas redes sociais. Para o autarca “investir na educação da nossa terra é prioridade municipal!”.
Ana Paula Travassos “igualmente demonstrou as preocupações da direção da Escola neste complexo processo”.
Acordo com o Governo e fundos comunitários
Esta obra de Requalificação e Modernização das Instalações da Escola Básica Garcia d'Orta alvo de um Acordo de Colaboração para a Requalificação e Modernização das Instalações estabelecido e assinado em Agosto de 2017 precisamente com a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão. O valor global estimado era na altura de 555 000 euros, valor que afinal quase duplicará.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide ganhou desde então a "legitimidade para ser a entidade promotora da obra, o que equivale a pagar integralmente o compromisso financeiro associado, vindo a ser posteriormente ressarcida pelo Ministério da Educação” através dos Orçamentos de Estado de 2018 e 2019, das verbas correspondentes a metade do valor da contrapartida nacional dos Fundos Comunitários que financiam a obra. © NCV
Foto © D.R./NCV

Sem comentários: