26 de setembro de 2019

Alto Alentejo já tem 2 brigadas de Sapadores Florestais equipadas com 6 viaturas e 30 elementos

Os elementos integrantes da segunda Brigada de Sapadores Florestais da CIMAA terminaram no passado dia 19 de Setembro a sua formação inicial de Sapador Florestal que decorreu no IEFP de Portalegre. 
O território do Alto Alentejo conta agora não com uma mas sim duas Brigadas de Sapadores Florestais, num total de 6 viaturas todo-terreno devidamente equipadas, guarnecidas com 30 sapadores florestais.
Rede Primária de Defesa da Floresta contra Incêndios
As brigadas de Sapadores Florestais têm como principais funções a implementação e manutenção da Rede Primária de Defesa da Floresta contra Incêndios, executar operações de silvicultura preventiva, na vertente da gestão de combustível florestal com recurso a técnicas manuais, moto manuais, mecânicas ou fogo controlado, ações de controlo e eliminação de agentes biótico e apoio à realização de queimas e de queimadas.
Durante o período critico nos meses de Verão, as Brigadas de Sapadores Florestais realizam ações de vigilância armada sempre que o risco de incêndio assim o justifique, primeira intervenção e apoio ao ataque ampliado e subsequentes operações de consolidação e rescaldo, vigilância ativa pós-incêndio e proteção a pessoas e bens prevista em Diretiva Operacional aprovada pela Comissão Nacional de Protecção Civil. © NCV

Sem comentários: