19 de setembro de 2019

Festival transfronteiriço (IM)Previstos Culturais até Novembro em vários locais de Portugal e Espanha

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
De 22 de Setembro a 23 de Novembro, decorre mais uma edição dos (IM)Previstos Culturais, uma das bandeiras da Câmara Municipal de Portalegre, na prossecução da sua política cultural inclusiva, que pretende divulgar, promover e consolidar o concelho de Portalegre como dinamizador de eventos culturais, razão porque todos os espetáculos dos (IM)Previstos Culturais serão gratuitos.
Segundo a Presidente Municipal da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, o Festival transfronteiriço (IM)Previstos Culturais é um conjunto de eventos pensados “com o objetivo concertado de envolver as associações do nosso concelho, numa celebração da nossa arte e do nosso saber artístico, que já extravasa as nossas fronteiras”.
“Este crescimento consolidado, desde a sua primeira edição, expandindo cada vez mais os seus horizontes e criando sinergias com a região transfronteiriça, leva os artistas da nossa região a colaborações frutíferas com os nossos vizinhos mais próximos, mas não só: este ano, além da Extremadura, visitaremos a Galiza, a Andaluzia e Castela e Leão”.
São estes fatores que fazem dos (IM)Previstos Culturais “algo único: um admirável conjunto de grupos e entidades convidadas, com a sua extraordinária mescla de diferentes ofertas culturais, entre o tradicional e o contemporâneo, que nos proporcionarão espetáculos imperdíveis, em momentos intensos e especiais”.
“Estas atuações ocorrerão em vários locais emblemáticos dos dois países, numa escolha original e surpreendente, mostrando-nos o casamento feliz entre música, teatro, poesia e performance, os sítios e as suas gentes, numa fusão de estilos e uma alquimia de sons e vozes muito nossa, que é sempre recebida de forma entusiasta pelo vasto público, residentes e turistas”.
O cartaz deste ano, “ambicioso mas com um programa estruturado e coerente, é um caleidoscópio riquíssimo do melhor que temos em Portugal e Espanha: coros, gospel, fado, cante alentejano, flamenco, grupos de cantares, guitarra portuguesa, piano, bailado, numa evocação e homenagem das nossas raízes próprias, mas também tudo aquilo que nos une, povos ibéricos, vizinhos e irmãos, em termos artísticos e sociais”.
“O Festival transfronteiriço (IM)Previstos Culturais é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG VA España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, designadamente do projeto 0363_1234REDES_CON_6_E, enquadrado no Eixo 3 – crescimento sustentável através da cooperação transfronteiriça, reforçando a componente da cooperação com Espanha e a consolidação de redes e parcerias existentes.”
O orçamento do Festival transfronteiriço (IM)Previstos Culturais é de 75 000€, cofinanciado a 75% pelo programa INTERREG. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: