Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
O ícone que deu nome a uma das zonas ribeirinhas existentes no concelho de Nisa, foi recuperado e será inaugurado no próximo Domingo dia 22 de Setembro.
Depois de estar, há anos, abandonada nas margens do Rio Tejo, a “Barca d’Amieira” vai voltar a funcionar, agora pelas mãos do Município de Nisa que se empenhou na recuperação deste serviço que fará a ligação com o concelho de Mação, nomeadamente com a freguesia de Evendos.
Inauguração na tarde de Domingo
A inauguração da “Barca D’Amieira Século XXI” vai decorrer no próximo Domingo dia 22 de Setembro, pelas 16:30m, junto à margem do Rio Tejo, em Amieira do Tejo, e contará com diversos momentos, incluindo um concerto aquático pela Sociedade Filarmónica Nisense e travessias livres entre as duas margens.
Mais do que fazer a própria travessia do rio, este investimento do Município de Nisa prende-se à preservação, conservação e valorização do património histórico e cultural do Tejo Internacional.
Em tempos remotos, esta terá sido uma das principais travessias do Rio Tejo, ligando o Alentejo à Beira Interior, o que fazia deste lugar um sítio de relevante importância estratégica de que são testemunhas a tipologia e escala do castelo de Amieira do Tejo e a própria construção, naquele preciso local, da estação ferroviária “Barca d’Amieira-Evendos” que se encontra na margem
direita do rio, integrada na linha da Beira Baixa.
Plataforma flutuante de 12m x 4m
Entretanto, com a construção de outras formas de travessia, designadamente as pontes de Vila Velha de Ródão e Belver, e mais tarde a Barragem do Fratel, num raio de 20km, 15km e 3,5km, respetivamente, a Barca d’Amieira foi perdendo a sua pertinência e, consequentemente, a sua sustentabilidade económica, acabando por suspender o seu serviço e deixar a EN359 dividida.
No entanto, sendo esta uma estrada municipal, o Município de Nisa vai repor este serviço através de uma nova “barca”; uma plataforma flutuante com dimensões de 12m x 4m, concebida para fazer o transbordo de viaturas e pessoas. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário