26 de novembro de 2019

Presidente da CIMAA participou em Badajoz no 4º Foro Transfronterizo del Corredor Sudoeste Ibérico

Fotos © CIMAA/NCV
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo participou, no dia 21 de Novembro em Badajoz, no 4º foro transfronterizo del corredor sudoeste Ibérico, fazendo-se representar pelo seu presidente, Hugo Hilário.
O Corredor Sudoeste Ibérico é um conceito que visa definir uma realidade que não existe hoje, mas que implementar num futuro próximo. Pretende a criação de um sistema dinâmico gerado num território como resultado das entradas produzidas pela infraestrutura.
Tradicionalmente, o território é definido como um espaço delimitado pelas fronteiras, que contém estruturas de poder, uma população com tradições e uma capacidade de tomada de decisão sobre o seu território.
O conceito de “corredor” não é definido pelo espaço e pelas infra-estruturas, mas pelos fluxos que percorrem alguns eixos, ou seja, pela sua integração num sistema superior com a sua própria dinâmica independente que foge às decisões políticas.
O Corredor Sudoeste Ibérico pretende ser um novo eixo de desenvolvimento internacional nas proximidades das infra-estruturas de conexão entre Madrid e Lisboa.
10 dos 15 Municípios do Alto Alentejo na Fehispor
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo esteve presente na 30ª FEHISPOR 2019 – Feira de Espanha e Portugal, em Badajoz (21 a 24 de Novembro).
Na passada sexta-feira, dia 22 de Novembro, estiveram representados no certame 10 dos 15 Municípios do Alto Alentejo. Foram eles Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Portalegre, Marvão e Ponte de Sôr. © NCV

Sem comentários: