A curta-metragem de animação intitulada ”Ode à Infância”, dos alunos do Instituto Politécnico de Portalegre João Monteiro e Luís Vital, que se publica junto, ficou em 2º lugar na edição deste ano dos Prémios Sophia Estudante da Academia Portuguesa de Cinema. Este trabalho já tinha obtido uma menção honrosa no YMOTION - Festival de Cinema Jovem de Famalicão.
Nesta categoria o primeiro e o terceiro lugares foram para trabalhos de alunos da Universidade da Beira Interior.
Breve sinopse
A sinopse da curta-metragem ”Ode à Infância” refere que “numa visita ao parque, uma tímida rapariga com o seu pai protetor, conhece uma enérgica rapariga. Juntas vivem uma nova aventura descobrindo algo que as mudará para sempre”.
A Academia Portuguesa de Cinema entregou os prémios no dia 12 de Dezembro, numa cerimónia conduzida pela atriz Liliana Santos, que encheu o Auditório do Museu da Farmácia, em Lisboa.
“Concorreram aos Sophia Estudante 2019 um total de 83 filmes de 18 escolas de norte a sul do país. O interesse e o entusiasmo destes jovens e a qualidade das curtas-metragens concorrentes mostram que o cinema português está bem vivo e tem futuro” sublinhou o Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, numa das suas intervenções ao longo do dia.
Tal como aconteceu nas edições anteriores, os três primeiros classificados de cada categoria são agora candidatos ao Prémio Sophia no valor de 5 000 euros, a ser entregue na cerimónia dos Prémios Sophia, dia 22 de Março de 2020, no Casino Estoril.
Para além das Curta-metragens de Animação, o prémio distingue ainda o Melhor Cartaz, as Curta-metragens – Documentário, as Curta-metragens – Experimentais e as Curta-metragens – Ficção. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário