A Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide vai recorrer a um financiamento bancário de 150 mil euros para acorrer a parte das necessidades financeiras da obra de requalificação do Lar João José Le Cocq.
Hipoteca do Centro de Dia
Para tal a Mesa Administrativa obteve já a necessária autorização da Irmandade acompanhada de autorização para registo de hipoteca do edifício onde funciona o Centro de Dia, na Rua de Olivença.
A obra do Lar João José Le Cocq, orçada em 395 969, 25 euros (mais IVA) tem a duração de cerca de um ano e já está em curso, sendo comparticipada em 250 mil euros por fundos do programa Alentejo 2020. Candidatada no mandato anterior esta obra vai permitir um “aprimoramento e apetrechamento das novas estruturas e espaços criados” que “ vai rentabilizar e proporcionar maior comodidade aos utentes e melhores condições os serviços”, segundo refere a Mesa Administrativa.
Novas candidaturas em perspetiva
Na sua comunicação à Irmandade na assembleia geral do passado dia 29 de Novembro, em que também foram aprovados o plano de Atividades e o Orçamento para o próximo ano de 2020, a Mesa Administrativa referiu esperar que “com a consolidação deste novo Governo exista uma maior abertura para os ector social e assim tentar aproveitar ao máximo todas as oportunidades que possam surgir”. Entre elas estarão a apresentação de uma nova candidatura aos fundos comunitários (Portugal 2020) para terminar precisamente esta requalificação do Lar João José Le Cocq, e ainda candidatar o edifício do Centro de Dia ao programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSSs.
Bairro da Biquinha e Recolhimento
Em matéria de património, a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide tem vindo a efetuar algumas “recuperações significativas” nomeadamente no Bairro da Biquinha e no Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição, mas tem consciência de que “ainda existem alguns melhoramentos a realizar no vasto património da instituição” que espera poder conseguir colmatar essas neecessidades em 2020 “através de financiamento ou com fundos próprios”.
No orçamento da instituição para o próximo ano de 2020 estão previstos investimentos de 523700 euros, sendo 423700 referentes à obra do Lar João José Le Cocq e 100 mil euros para o projeto de “eficiência energética” do edifício do centro de Dia.
2020: orçamento de 1,16 milhões de euros
O orçamento de exploração corrente da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide para 2020 aprovada pela Irmandade ascende a 1 163 526 euros de proveitos e 1 160 310 euros de gastos, com um resultado positivo esperado de 3016 euros. As receitas provêm dos serviços prestados (576 mil euros), dos subsídios da segurança Social (455 mil euros) e de proveitos próprios diversos (133 mil euros); nas despesas avultam os encargos globais com o pessoal ((727 mil euros) e os fornecmentos de serviços de terceiros (334 mil euros). © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário