Na passada madrugada cerca de meio milhar de notícias do “Notícias de Castelo de Vide” das últimas duas semanas foram meticulosamente varridas da rede social Facebook entre as 5:47 e as 14 horas de hoje. Mas o varrimento continuou pelo menos até às 21 horas.
O inusitado evento incluiu mesmo as páginas nesta rede social do próprio jornal (ver AQUI), da sua entidade proprietária Grupo de Amigos de Castelo de Vide (ver AQUI) e do próprio diretor do jornal (ver AQUI). Para aleḿ de alguns grupos e páginas locais, regionais e nacionais na rede social, mesmo aqueles cujos moderadores e administradores já haviam aprovado as referidas publicações.
Pedidos de desculpa não repôem situações
A Redação do jornal reagiu com os meios (limitados por unilaterais) que estão ao seu alcance e nalguns (poucos) casos conseguiu obter a seguinte reação: “Pedimos desculpa por termos errado. Analisámos a tua publicação novamente e esta segue os nossos Padrões da Comunidade”. Apesar do reconhecimento da situação e do assumir parcialmente o erro a situação nem mesmo nestes casos foi (ainda) reposta.
Publicação prossegue na plataforma original
Assim, enquanto toda esta lamentável situação não se regularizar, o NCV suspende a sua presença e participação na rede social Facebook, continuando a sua publicação original disponível a todos os castelovidenses, amigos de Castelo de Vide e leitores em geral (média diária de cerca de 2 mil visualizações) na sua plataforma original em www.noticiasdecastelodevide, onde está presente com êxito crescente desde Junho de 2010 sem quaisquer problemas.
Lamentamos ser obrigados na prática a tomar esta atitude e pedimos desculpa a todos os muitos leitores e seguidores que granjeámos nesta rede social onde estamos presentes desde há vários anos. Mas somos obrigados a fazê-lo uma vez que esta atuação "limpou" a nossa própria página na rede social, para além da página do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, sua entidade proprietária.
Derradeiro apelo ao Facebook
Por não o conseguirmos fazer de outra forma, solicitamos publicamente a atuação do Facebook no sentido de esclarecer e regularizar a situação, acreditando que, fazendo-o, reafirmará que não autoriza nem subscreve estas atuações de cruel censura pública à difusão noticiosa de informação de um órgão de comunicação legalmente existente e registado como tal(registado na ERC sob o no 117815 e com depósito legal nº 86 222/95). Os contactos do NCV estão transparentemente publicados desde sempre na sua página na rede social.
NCV reitera estatuto editorial
O NCV aproveita para reiterar publicamente que, dentro dos termos e do espírito do seu estatuto editorial, cumpre as normas que lhe são endereçadas pelo Facebook e que as suas notícias difundidas também na rede social não constituem “informações enganadoras ou incorretas”, são redistribuídas e partilhadas sem qualquer interesse ou contrapartida financeira e muito menos se destinam a “obter gostos, seguidores ou partilhas”; quem o faz fá-lo porque ajuíza positivamente da sua valia informativa.
Por outro lado, não nos fazemos “passar por outra pessoa” nem pretendemos aumentar a “distribuição de conteúdos de forma artificial” e muito menos com o “intuito de fazer dinheiro”, nem exigimos “que as pessoas gostem, partilhem ou recomendem conteúdos” e muito menos “antes de os poderem ver”!
23 de Fevereiro de 2020
A Direção do Notícias de Castelo de Vide
Alexandre Cordeiro
(Título registado na ERC sob o nº 117815 e Depósito Legal nº 86 222/95)
Sem comentários:
Enviar um comentário