14 de março de 2020

Divulgado “Plano de Contingência Municipal”: 3 áreas de isolamento e um “ponto focal” com 10 pessoas

Clicar na imagem para ampliar.
Foi conhecido ontem o Plano de Contingência Covid 19, elaborado pela Câmara Municipal de Castelo de Vide. O documento tem a data de 13 de Março, está assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita, e pode ser consultado e/ou descarregado AQUI, embora apenas seja dado a conhecer formalmente aos vereadores na reunião da próxima quarta-feira dia 18 de Março.
Para além de um enquadramento técnico, o documento define áreas de isolamento para trabalhadores eventualmente afetados, define atividades municipais imprescindíveis e responsabilidades e descreve os diversos procedimentos aplicáveis, acabando por criar um “ponto focal”.
Definidas as “atividades imprescindíveis”
São consideradas “atividades imprescindíveis” as desenvolvidas pelos serviços de águas e saneamento, eletricidade, limpeza urbana, apoio ao cemitério, recolha de resíduos e Serviço Municipal de Proteção Civil.
Três “áreas de isolamento” 
O Plano define como “áreas de isolamento” no Município de Castelo de Vide os seguintes 3 espaços: Gabinete de Apoio Médico ao Estádio Municipal Manuel Rodrigues, Posto Médico de Apoio à Piscina Municipal Descoberta e camarins do Cine-Teatro Mouzinho da Silveira.
Criado “ponto focal” com 10 membros
Finalmente, é criado um designado “Ponto Focal” que será “responsável pela gestão da informação, das operações e medidas tomadas e de acompanhamento dos casos suspeitos de Covid 19”.
Este “ponto focal” reunirá regularmente e constitui uma verdadeira Comissão Municipal de Proteção Civil, uma vez que é integrado pelo Presidente da Câmara Municipal (que deverá ser o seu dinamizador e responsável pela convocatória), pela Coordenadora Operacional da Proteção Civil, o comandante dos Bombeiros Mistos, o comandante do posto da GNR, a responsável pelo Gabinete de Ação Social, os presidentes das quatro Juntas de Freguesia do Concelho e um representante da Autoridade de Saúde, num total de 10 pessoas.
Caberá ainda ao “ponto focal” a tarefa de “diligenciar o cumprimento dos procedimentos estabelecidos neste Plano de Contingência Municipal”. © NCV

Sem comentários: