A comunicação da Agência para a Modernização Administrativa acaba de sublinhar o lançamento do site na fase final do projeto “Entre Diálogos”, cuja etapa final estava prevista decorrer até ao final de Março passado mas ficou pendente devido à situação da grave crise sanitária que estamos a viver.
“Os projetos vencedores do OPP 2017 continuam o seu caminho de expansão e de dinamização em diferentes regiões do País e em múltiplas áreas”, refere a mesma nota que sublinha o “Entre Diálogo” e os “Contos e Lendas Transmontanos”, ambos seleccionados no quadro do OPP 2017.
“As atividades desenvolvidas pelo projeto «Entre Diálogos» pretendem dar a conhecer e aproximar duas realidades distintas, Castelo de Vide e Goa, tendo como figura central o médico Garcia de Horta. O legado já se faz representar através do site recém-criado e que tem como um dos objetivos fomentar uma rede de contribuições, de académicos e curiosos, promovendo a interculturalidade, a arte, a natureza, a ciência, a literatura e o património cultural. A ideia passa por disponibilizar no site, todas essas contribuições”.
“Há, também, uma proposta da escultura do Herbário de Garcia de Orta, de Maria Leal da Costa que pretende evocar a passagem dos 450 anos do médico e botânico. O Herbário evoca a estreita relação do Ocidente com o Oriente, onde as culturas se cruzam, ainda hoje, continuando a suscitar o interesse pedagógico e académico”.
“Contos e Lendas Transmontanos”
“O projeto “Contos e Lendas Transmontanos” reúne perto de uma centena de contos e lendas infantis, recolhidos nos concelhos de Bragança e Vinhais que vão ficar registados em dois volumes. Este passo é o culminar do projeto que irá incluir uma apresentação pública que será agendada para um momento posterior à situação de crise pandémica que Portugal enfrenta”.
“Esta iniciativa reúne contributos de crianças na construção das ilustrações, envolvendo os agrupamentos de escolas desses municípios. A preservação do passado, através de contos e lendas contribui para a construção de um futuro de proximidade. Envolvem-se as populações deixando um sentimento de valorização das suas raízes”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário