O Lar da Terceira Idade de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide viram esta semana muito reforçadas as verbas de financiamento a fundo perdido que lhe foram atribuídas pelo Alentejo 2020 no quadro do FEDER.
O apoio ao Lar de Póvoa e Meadas passou de 750 mil para 1 900 mil euros e cobrirá agora cerca de 80% do valor global das obras de remodelação e ampliação das instalações. No caso da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide acrescem cerca de 100 mil euros ao apoio não reembolsável para as obras em curso de requalificação do edifício do Albergue João José le Cocq.
Dois dos 11 milhões de reforços
Como o NCV em tempo noticiou (ver AQUI), estes reforços financeiros, no montante global de 2 milhões de euros, resultaram da decisão do Conselho Diretivo da CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo de remover a limitação máxima dos apoios não reembolsáveis às IPSS com projetos aprovados e que avançaram com os mesmos. Que resultou num reforço global do FEDER em 11 milhões de euros.
António Pita: “ovo de Páscoa que os Povoenses jamais esquecerão”
“Este será certamente o ovo de Páscoa que os Povoenses jamais esquecerão”, referiu o Presidente da Câmara Municipal nas redes sociais.
"A Câmara Municipal de Castelo de Vide não pode deixar de felicitar os órgãos sociais de ambas as instituições contempladas, mas, sobretudo, congratular-se da reprogramação efetuada de modo a que o programa Alentejo 2020 possa aliviar a pressão financeira destas IPSS, as quais para além dos tempos difíceis que atravessam pelo COVID-19 estão igualmente comprometidas com obras que em muito dificultarão a tesouraria”, sublinhou ontem nas redes sociais António Pita a propósito desta notícia.
“Na pessoa do Presidente da CCDRA, dr Roberto Grilo, enaltecemos publicamente a atitude excepcional assumida, a qual terá um valor inestimável no apoio à coesão social do Concelho”, acrescentou.
PS e JS: duas obras estruturantes para o Concelho
Também o Partido Socialista e a Juventude Socialista de Castelo de Vide manifestaram “o seu pleno regozijo com esta decisão da CCDRA e fazem publicamente um reconhecimento à mesma, na pessoa do seu Presidente – Dr. Roberto Grilo, e a todos os envolvidos neste processo, pelo seu empenho ao longo do mesmo”.
“Trata-se de obras estruturantes para o Concelho de Castelo de Vide, nomeadamente para a freguesia de Póvoa e Meadas, com importantíssimo impacto social tanto para os utentes do lar como para os seus funcionários”, adiantam em comunicado conjunto.
“Reconhecemos e aplaudimos ainda a visão, a garra e a perseverança da direção da instituição que, ainda que com muitas dificuldades e constrangimentos, nunca deixou de acreditar e de lutar por este projeto que é fundamental para o presente e para o futuro de Póvoa e Meadas”, referem as duas organizações políticas locais. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário