O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário revelou já terem sido feitos mais de 200 testes em lares do distrito de Portalegre, a funcionários e utentes, no âmbito do “Programa Preventivo para Lares”, uma iniciativa do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Em declarações à Rádio Portalegre, Hugo Hilário referiu que esperam reforçar a capacidade de testagem durante a semana, realizando cerca de 100 testes por dia, de forma a conseguirem testar todos os lares no menor tempo possível.
Seis mil testes numa centena de lares
O autarca adiantou que no distrito de Portalegre estão em causa cerca de uma centena de lares estimando que sejam feitos entre 5.500 a 6.000 testes de diagnóstico à Covid-19.
Reforçando que vão ser testados todos os utentes e funcionários dos lares do distrito de Portalegre o autarca explicou que existem prioridades para a realização dos testes, a começar pelos lares com utentes sintomáticos, seguindo-se os funcionários que estejam a “trabalhar em espelho”, e depois as instituições com maior número de utentes e funcionários.
“Programa Preventivo para Lares”
O também presidente da Câmara de Ponte de Sor explicou ainda que o custo dos testes feitos através de laboratórios das universidades será suportado na íntegra pela Segurança Social, mas se houver necessidade de recorrer a laboratórios privados o investimento será suportado em partes iguais pelo ministério e municípios.
O “Programa Preventivo para Lares” conta com a colaboração dos ministérios da Ciência e Saúde, universidades, comunidades intermunicipais e municípios. © Gabriel Nunes-RP/NCV
(título e subtítulos da responsabilidade do NCV)
Sem comentários:
Enviar um comentário