16 de maio de 2020

“Alminhas” do Pontão da Baía foram desmontadas
- recolocadas no local após demolição do prédio

Fotos © NCV
O restauro de há 2 anos.
Fotos 
© JGSJB/NCV
As "Alminhas" existentes junto ao Pontão da Baía foram cautelosamente desmontadas e retiradas do local a fim de serem integralmente preservadas e ali novamente recolocadas depois da demolição em curso do prédio a que estavam encostadas e que ameaçava há muito ruir completamente.
Segundo apurou o NCV junto da Junta de Freguesia de S. João Batista a retirada foi efetuada pela Câmara Municipal de Castelo de Vide, que efetuou um levantamento completo das “Alminhas” tendo ficado à sua guarda não apenas o painel de azulejos mas ainda toda a portada.
A recolocação das “alminhas será feita no final do recém construído muro de suporte do terreno, junto às escadas de acesso ao sítio do Pouso.
Azulejos do pintor João Barata (década de 1950)
Recorda-se que esta é uma das muitas “alminhas” que existem no concelho desde a década de 1950 com azulejos do pintor João Barata.
As fotos que se publicam junto ilustram a situação depois da demolição e o estado anterior das mesmas depois dos trabalhos de recuperação e restauro efetuados há precisamente dois anos por iniciativa da Junta de Freguesia de São João Batista.
A demolição do prédio foi solicitado pelos proprietários à Câmara Municipal de Castelo de Vide e o NCV sabe que estará a ser projetado para aquele terreno um loteamento para 3 ou 4 moradias. © NCV

Sem comentários: