Fotos © D.R./NCV |
Privilegiar o uso das esplanadas e o serviço 'take away' e incentivar o agendamento prévio são algumas das principais medidas sugeridas aos restaurantes e cafés quando reabrirem a partir de dia 18 deste mês (uma segunda-feira) no contexto de uma orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) ontem divulgada.
Nessas diretrizes, a DGS estabelece as várias medidas que os estabelecimentos de restauração e bebidas devem adotar quando reabrirem (aceder AQUI ao documento integral).
Entre as medidas a adotar, a autoridade de saúde destaca a redução da capacidade máxima do estabelecimento, por forma a assegurar o distanciamento físico recomendado de dois metros entre as pessoas, privilegiando a utilização de áreas exteriores, como as esplanadas (sempre que possível) e o serviço take-away.
Mesas à distância de 2 metros
Fotos © D.R./NCV |
Segundo a DGS, "a disposição das mesas e das cadeiras deve garantir uma distância de, pelo menos, dois metros entre as pessoas, mas os coabitantes podem sentar-se frente a frente ou lado a lado, a uma distância inferior".
As empresas não devem permitir que os clientes modifiquem a orientação das mesas e das cadeiras, embora permitindo que os colaboradores o façam, mas sempre garantindo o distanciamento aconselhado.
A DGS recomenda ainda que seja promovido e incentivado o agendamento prévio para reserva de lugares, sempre que possível e aplicável. E são desaconselhados os lugares de pé, tal como as operações do tipo “self-service” como sejam os “buffets”.
Desinfeção do espaço e lavagem das mãos
Fotos © D.R./NCV |
A limpeza e desinfeção dos espaços deve respeitar as orientações anteriormente emitidas pela DGS, sendo que os proprietários devem desinfetar, pelo menos seis vezes por dia, todas as zonas de contacto frequente (maçanetas de portas, torneiras de lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos).
O mesmo deve ser feito após cada utilização em relação aos “equipamentos críticos (tais como terminais de pagamento automático e ementas individuais".
A orientação da DGS estabelece também a necessidade de higienização das mãos com solução à base de álcool ou com água e sabão à entrada e à saída do estabelecimento por parte dos clientes, que para além de respeitar a distância entre pessoas (dois metros) devem cumprir as medidas de etiqueta respiratória.
Máscaras para clientes e funcionários
Os clientes devem também considerar a utilização de máscara, exceto durante o período de refeição, evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários e dar preferência ao pagamento eletrónico.
O documento estabelece também os procedimentos a adotar pelos colaboradores dos estabelecimentos de restauração e bebidas, nomeadamente a utilização de máscara durante o período de trabalho.
A DGS lembra que "os estabelecimentos de restauração e bebidas, pelas suas características, podem ser locais de transmissão da infeção por SARS-CoV-2, quer por contacto direto e/ou indireto".
Por isso, defende, as medidas adicionais "devem ser tomadas para assegurar a minimização da transmissão da doença nestes contextos". © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário