24 de maio de 2020

Parque Natural de S. Mamede gerido pelos Municípios e Marvão assume a Quinta dos Olhos d’Água
- protocolos serão assinados a 3 de Julho

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, anunciou na sexta-feira, durante uma visita à Quinta dos Olhos d’Água, que a gestão das infraestruturas deste emblemático espaço, que pertence ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vai passar para o Município de Marvão.
O protocolo de cedência da Quinta dos Olhos d’Água ao Município de Marvão vai ser assinado a 3 de Julho, em simultâneo com o acordo de cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede, que envolve os Municípios de Marvão, Arronches, Castelo de Vide, Portalegre e o ICNF.
O modelo de cogestão desta área protegida foi apresentado, ontem de manhã aos presidentes dos quatro municípios, pelo Ministro João Pedro Matos Fernandes, numa reunião em que participou também o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, e o presidente do ICNF, Nuno Banza.
Neste périplo pelo Alto Alentejo, os governantes visitaram também os trabalhos de intervenção da rede primária e da rede secundária de faixas de gestão de combustível, associadas à rede viária, que estão a decorrer no Parque Natural da Serra de São Mamede.
Luís Vitorino: “processo que ainda tem que ser negociado”
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Marvão, “apesar de ser um processo que ainda tem que ser negociado, fico muito satisfeito com a decisão do senhor Ministro do Ambiente, porque há vários anos que o Município de Marvão luta por conseguir a gestão desta infraestrutura, de forma a reabilitá-la e a rentabilizar o investimento de cinco milhões de euros aqui realizado.
A assinatura deste protocolo vai viabilizar a utilização de uma infraestrutura abandonada há mais de uma década, que é um património único e muito importante, não só para o concelho de Marvão, como para toda a região”.
António Pita: “pior do que tem sido o funcionamento do Parque Natural é difícil”
Recorda-se que o Município de Castelo de Vide foi eleito para a Presidência da Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de S. Mamede e “estará muito atento à prossecução dos objetivos comuns expressos no compromisso destes membros do Governo”, segundo referiu o Presidente da Câmara Municipal na redes sociais.
Para o autarca, “num momento em que o Governo assume este discurso de que a Paisagem, a Biodiversidade, a Natureza, o Ambiente são valores a preservar, mas igualmente a promover no sentido de se constituírem em ativos e benefícios para a população local, poderão existir mais e melhores condições para um novo caminho que contrarie o tradicional conservadorismo do ICNF”.
“Pior do que tem sido o funcionamento do Parque Natural é difícil. Vamos, pois, acreditar que seja possível imprimir uma dinâmica de gestão de proximidade, participativa, colaborativa e articulada em prol deste modelo, o qual, no papel e no discurso promete agora construir processos dinâmicos e de proatividade efetivos e regulares entre o Parque Natural, Municípios e demais agentes do território”, sublinha António Pita.  © NCV

Sem comentários: