Foto © D.R./NCV |
Vasco Casanova, diretor geral para Portugal da Tayan Energy Investments, fez esta semana um ponto da situação em Castelo de Vide com o Presidente da Câmara Municipal sobre o processo da construção da Central Fotovoltaica Diogo Cão.
Freguesia de São João Batista
António Pita adiantou na redes sociais que o responsável nacional da Tayan Energy Investments, lhe “apresentou esta empresa multinacional e com quem analisámos o processo de licenciamento em curso com vista à construção da Central Fotovoltaica Diogo Cão, em terrenos da freguesia de São João Batista” (ver noticia AQUI).
O autarca castelovidense aproveitou a ocasião para anunciar que “a discussão política deste assunto terá lugar muito brevemente quando o dossiê estiver em condições de tal acontecer, bem como a correspondente apresentação pública”.
Contrapartidas do investimento
“Para além da análise às questões específicas do Ordenamento do Território estiveram também em cima da mesa as contrapartidas deste investimento que ultrapassa os 130 milhões de euros e que irá deter uma importância estratégica de relevo na produção de energia limpa para o país, indo assim ao encontro dos compromissos definidos pelo Governo, designadamente de no ano 2030 ser possível 80% da eletricidade produzida ter como origem fontes renováveis e 100% em 2050.
Vários postos de trabalho permanentes
Recorda-se que o projeto da construção da Central Fotovoltaica Diogo Cão prevê a produção de 600 GWh/ANO, com potência injetada na rede em 250 MW e uma capacidade de armazenamento de 23 708 kWh. Dada a sua dimensão e extensão, irá gerar vários postos de trabalho permanentes, para além dos duzentos na fase da construção”. © NCV
Foto © D.R./NCV |
Sem comentários:
Enviar um comentário