Mostrar mensagens com a etiqueta pedido de licenciamento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta pedido de licenciamento. Mostrar todas as mensagens

11 de julho de 2020

Central Fotovoltaica Diogo Cão:
Tiago Malato agenda discussão política prévia face à indisponibilidade de António Pita para o fazer

Na última reunião da Câmara Municipal, o presidente António Pita deu conta de que na próxima reunião do Executivo (na 4ª feira dia 15 de Julho) estará presente o responsável pelo novo projeto de instalação de 400 hectares de painéis fotovoltaicos no concelho (ver notícias AQUI sobre a Central Fotovoltaica Diogo Cão) e o vereador Tiago Malato reafirmou o seu pedido de agendamento de “uma reunião prévia para a discussão política dos Investimentos fotovoltaicos no Concelho” e – com esse fim - solicitou aos serviços “toda a informação formal sobre o processo”.
Neste contexto, o vereador avisou “que se o presidente teimar em fazer a discussão política ao mesmo tempo da discussão com o empresário, a situação será feia e que toda a responsabilidade lhe será inteiramente imputada”.
“Presidente decide e pensa sozinho comprometendo todos”
Reunião com Vasco Casanova, diretor geral p
ara Portugal da Tayan Energy Investments.
“O Presidente decide sozinho e pensa o assunto sozinho comprometendo todos”, acusou o vereador socialista que “tornou a lamentar a atitude prepotente do Presidente de Câmara que nunca em situação alguma trouxe qualquer informação concreta sobre a matéria, sendo nisso mais competente na sua página de facebook”.
António Pita afirma não ter condições para a discussão política, e escuda-se “no facto de não haver ainda qualquer decisão”, mas Tiago Malato adianta que “o que é facto é que não concede qualquer partilha de informação ou discussão prévia sobre o assunto como seria natural num Executivo Municipal. Tanto mais grave quando falamos de um investimento com dimensão nunca vista em Castelo de Vide”.
O que está em causa
Entrega do pedido de licenciamento.
Segundo o vereador socialista Tiago Malato, o que está em causa é a dimensão financeira e material do potencial investimento, na ordem dos 126 milhões de euros, que obriga a que, no mínimo, o Município discuta os eventuais proveitos para o território. Situação que o sr. Presidente tem protelado, não dando espaço para a discussão política necessária neste òrgão”.
“Afinal, essa é a missão do sector público a que pertence: ajustar os investimentos aos interesses também dos territórios e populações que serve”.
No entender do vereador Malato, “essa não é a obrigação do empreendedor, que não tem de ser benemérito. Será natural que procure licitamente a maximização do investimento. E é no encontro entre partes que se pode conciliar a oportunidade de desenvolvimento”.
“Para se ter ideia, a central dos Tendeiros, investimento na ordem dos 6 milhões de Euros, tem sede social em Lisboa nas Amoreiras. Quanto à geração de emprego nos tendeiros todos nós sabemos o que quer dizer. Apresentada com pompa em Orçamentos Municipais, este valor nada tem a ver com o município nem sequer cá paga qualquer imposto”.
O vereador Malato já tinha solicitado ao Presidente da Câmara Municipal, em momento anterior, um “esclarecimento interno da Autarquia, para que se possa determinar uma eventual torna a negociar”, sublinhando que “estes investimentos intensivos em capital e com taxa de remuneração elevada, procuram o nosso território por este ter condições excecionais no quadro nacional. Não vem mal ao mundo se pudermos dele beneficiar diretamente algo mais do que advém da paisagem moderna”. © NCV

1 de julho de 2020

Central Fotovoltaica Diogo Cão: discussão e apresentação públicas serão feitas muito brevemente

Foto © D.R./NCV
Vasco Casanova, diretor geral para Portugal da Tayan Energy Investments, fez esta semana um ponto da situação em Castelo de Vide com o Presidente da Câmara Municipal sobre o processo da construção da Central Fotovoltaica Diogo Cão.
Freguesia de São João Batista
António Pita adiantou na redes sociais que o responsável nacional da Tayan Energy Investments, lhe “apresentou esta empresa multinacional e com quem analisámos o processo de licenciamento em curso com vista à construção da Central Fotovoltaica Diogo Cão, em terrenos da freguesia de São João Batista” (ver noticia AQUI).
O autarca castelovidense aproveitou a ocasião para anunciar que “a discussão política deste assunto terá lugar muito brevemente quando o dossiê estiver em condições de tal acontecer, bem como a correspondente apresentação pública”.
Contrapartidas do investimento
“Para além da análise às questões específicas do Ordenamento do Território estiveram também em cima da mesa as contrapartidas deste investimento que ultrapassa os 130 milhões de euros e que irá deter uma importância estratégica de relevo na produção de energia limpa para o país, indo assim ao encontro dos compromissos definidos pelo Governo, designadamente de no ano 2030 ser possível 80% da eletricidade produzida ter como origem fontes renováveis e 100% em 2050.
Vários postos de trabalho permanentes
Recorda-se que o projeto da construção da Central Fotovoltaica Diogo Cão prevê a produção de 600 GWh/ANO, com potência injetada na rede em 250 MW e uma capacidade de armazenamento de 23 708 kWh. Dada a sua dimensão e extensão, irá gerar vários postos de trabalho permanentes, para além dos duzentos na fase da construção”. © NCV
Foto © D.R./NCV

1 de maio de 2020

Pedido o licenciamento à Câmara Municipal de Castelo de Vide para central fotovoltaica com 700 mil painéis em 400 hectares

Foto © D.R./NCV
Deu entrada esta semana na Câmara Municipal de Castelo de Vide o pedido de licenciamento de uma central fotovoltaica que, a ser aprovada, “passará a ser a maior central do país, com mais de 700 000 painéis a produzirem energia suficiente para cerca de 160 000 habitações”, de acordo com informação veiculada pelo Presente da Câmara Municipal, António Pita.
Área de 400 hectares 
Tratar-se-á da “construção de uma obra verdadeiramente gigantesca, projetada em propriedades de Castelo de Vide e num outro concelho vizinho” (não identificado) “numa área de 400 hectares (uma dimensão aproximada a 400 campos de futebol), com capacidade de armazenamento de energia e com um investimento superior a 120 milhões de euros”. Não foi tornada pública a identidade do investidor que apresentou o requerimento, nem a dimensão produtiva a instalar em MW.
O parque fotovoltaico será batizado com o nome do navegador português Diogo Cão, a sua construção deverá durar “cerca de um ano e obrigará à construção de linha exclusiva de alta tensão de ligação à REN”.
Vários postos de trabalho permanentes
Segundo António Pita, “fruto da sua dimensão, o funcionamento irá obrigar a vários postos de trabalho permanentes, desde a mão de obra especializada ao nível superior e operacional, às equipas de segurança, vigilância e manutenção, comportará também outros serviços de limpeza e controlo de vegetação”.
“Estamos fortemente empenhados em apoiar este projeto”
O licenciamento não depende apenas, nem principalmente, da Câmara Municipal de Castelo de Vide e passa “pelo crivo de várias entidades da Administração Central, Regional e Local”.
“Estamos fortemente empenhados em apoiar este projeto, o qual pela sua localização e impacte não interfere com áreas sensíveis do ponto de vista ambiental ou turístico, nem compromete o valor da paisagem”,adianta desde já António Pita, que o considera “um projeto estratégico de produção de energias renováveis para o Alto Alentejo e para o país”.
“Financiamento significativo para uma obra social” do concelho
De acordo com o autarca, “da reunião ocorrida para analisar o projeto com o interlocutor da empresa promotora deste investimento externo, resultou o compromisso que, caso a central receba despacho favorável, o concelho poderá vir ainda a beneficiar de um financiamento significativo para uma obra social”.
“Assim, e porque para além destes benefícios financeiros e de outras vantagens óbvias que resultarão da valorização de terrenos agrícolas de baixa produtividade, Castelo de Vide poderá contribuir ainda mais para a sustentabilidade do Planeta, através da produção de energia limpa, associando-se assim ao desígnio nacional das metas para a descarbonização”.
Projetos em Castelo de Vide e Nisa
Recorda-se que em Castelo de Vide já se encontra instalada e em funcionamento a Central Solar de Tendeiros, com 24 MW no limite do concelho junto a Alpalhão, e que em Nisa está a ser instalado um parque fotovoltaico de 52MW na Herdade Couto do Vale do Gamo, em São Matias com cerca de 227 mil painéis fotovoltaicos em 125 hectares. © NCV
Foto © D.R./NCV