O secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, presidiu à cerimónia de formalização dos Municípios de Castelo de Vide, Portalegre Marvão e Arronches ao modelo de cogestão para o Parque Natural da Serra de São Mamede.
Em declarações ao Jornal Alto Alentejo, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, a presidente do Município de Portalegre, Adelaide Teixeira, o presidente do Município de Marvão, Luís Vitorino, e a presidente do Município de Arronches, Fermelinda Carvalho explicaram em que consiste em modelo de cogestão e qual será o papel dos Municípios.
Com a celebração deste protocolo, institui-se, assim, o modelo de cogestão para as áreas protegidas de âmbito nacional, a partir do qual se pretende imprimir uma dinâmica de gestão de proximidade, em que as diferentes entidades colocam, ao serviço da área protegida, o que de melhor têm para oferecer, no quadro das suas competências e atribuições, pondo em prática uma gestão mais colaborativa, mais participativa e de maior proximidade com a comunidade.
Nesta cerimónia foi ainda assinado um protocolo entre o Fundo Ambiental, o município de Castelo de Vide, que preside à comissão de cogestão, e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e um memorando de entendimento para a cedência de utilização da Quinta dos Olhos de Água, propriedade do ICNF, pelos quatro municípios, no contexto do modelo de cogestão deste parque natural. © AA/NCV
Veja mais AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário