15 de julho de 2020

Recomendações da CIMAA durante o estado de alerta especial laranja (até à meia noite de amanhã)

A região alentejana e grande parte do país encontram-se em estado de alerta especial laranja desde as zero horas de hoje e a meia noite de amanhã, quinta-fera dia 16 de Julho.
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, onde se destaca o tempo quente e seco, o que representa um significativo agravamento do risco de incêndio rural, a CIMAA - Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo recomenda uma adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.
Proibições em período crítico
Recorde-se que durante o período crítico (1 de Julho a 30 de Setembro) é PROIBIDO:
  • Fazer queimadas Extensivas sem AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;
  • Fazer queima de Amontoados sem AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
  • Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.
  • Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
  • Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
  • Fumigar ou desinfestar apiários excepto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
  • Usar motorroçadora (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
O que é obrigatório
Por outro lado, é OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.
Em caso de Incêndio ligue: 112

Sem comentários: