30 de setembro de 2020

Empresa Municipal Águas do Alto Alentejo constituída ontem por 10 dos 15 Municípios do Alto Alentejo

Foto © D.R./NCV

Foto © D.R./NCV
Foi hoje criada a Empresa Municipal Águas do Alto Alentejo, E.I.M. SA, integrando dez dos 15 Municípios do Alto Alentejo “que dão assim um novo rumo à história da gestão em baixa”, no dizer do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide. 
A António Pita juntaram-se na ocasião os Presidentes das Câmaras Municipais de Alter do Chão, Arronches, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sôr e Sousel, na assinatura da escritura da constituição da empresa local com a forma de “sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos e com natureza Intermunicipal”.
Abastecimento público de água e saneamento de águas residuais urbanas
A nova entidade tem por objeto social principal a prestação dos seguintes serviços de interesse geral:
- abastecimento público de água, incluindo a captação, a elevação, o tratamento, a adução, o armazenamento e a distribuição de água para consumo; e
- saneamento de águas residuais urbanas, incluindo a recolha, a drenagem, a elevação, o tratamento e a rejeição de águas residuais urbanas através de redes fixas, bem como a recolha, o transporte e o destino final de lamas de fossas sépticas individuais.
"Um novo desafio intermunicipal"
“Este novo paradigma da gestão da água para consumo humano dos consumidores destes 10 concelhos passa assim, doravante, a ser um novo desafio Intermunicipal, acreditando-se que se traduzirá num modelo de maior eficácia e eficiência, que por sua vez traga benefícios para os municípios”, sublinhou o autarca castelovidense nas redes sociais. © NCV

Sem comentários: