10 de outubro de 2020

“Marvão é o Destino” turístico de excelência para quem procura pedalar

“Marvão é o Destino” e, com a recente aposta na criação do Centro de BTT, inserido na Rede Integrada de Centros Cycling do Alentejo e Ribatejo (Polo de São Mamede), afirma-se como um destino turístico de excelência para quem procura pedalar.
O que é o Centro de BTT e no que consiste?
O Centro de BTT de Marvão, localizado no Mercado da Beirã, pretende dar condições aos amantes da modalidade, sejam eles residentes ou turistas. Possibilita a exploração das potencialidades paisagísticas e ambientais do concelho, em duas rodas e sem poluição.
Esta nova infraestrutura, equipada para receber os amantes do BTT e ciclismo contempla uma zona para lavagem de bicicletas, uma pequena oficina em sistema “self-service” que auxilia na reparação/manutenção da bicicleta, balneários, casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida e zona exterior para parqueamento.
Marvão posiciona-se, assim, como território com infraestruturas de apoio aos praticantes de modalidades com uso de bicicleta, por lazer ou com espírito de competição, numa iniciativa que responde aos novos estilos de vida das populações e à procura turística de realização de passeios em roteiros envoltos pelo meio ambiente e pelo meio rural.
Rede de dez percursos com 377 kms
Para além deste espaço físico, foi criada uma rede de dez percursos, com 377 kms, devidamente homologados pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Tendo em consideração o nível de cada praticante, foram criados quatro tipos de percursos, com diferentes níveis de dificuldade, baseada em quatro fatores (a distância do percurso, o desnível, tipo de piso e os aspetos técnicos): Verde – fácil; Azul – moderado, Vermelho – difícil e Preto - muito difícil.
Nos percursos verdes e azuis, de grau dificuldade menor, estão sinalizados no terreno, mas marcados somente num sentido.
Cada uma destas cores dispõe de dois percursos: um de estrada (Percurso Ciclável de Estrada, com caráter de lazer, que utiliza a rede de estradas públicas) e um de Gravel (Percurso Ciclável, com caráter de lazer, que utiliza estradas públicas, caminhos e trilhos de baixa dificuldade técnica).
Caminhos ligam com concelhos e Centros de BTT vizinhos
Quanto aos percursos vermelhos e pretos, são três de cada cor e são executáveis apenas com o auxílio do GPS.
No site, https://www.responsibletrails.pt/pode executar a descarga de cada percurso e, ao mesmo tempo, obter informação mais personalizada de cada um.
A criação dos caminhos foi pensada também de forma a permitir uma ligação com os concelhos vizinhos, facultando uma rede de percursos mais extensa. Assim, será possível fazer ligação com os circuitos dos Centros de BTT de Castelo de Vide e de Portalegre.
Antes de iniciar o seu passeio, deve dar uma especial atenção ao painel informativo, pois este permite planear antecipadamente o seu percurso de acordo com o nível de dificuldade, mas também, fazer uma interpretação correta da sinalização que irá encontrar ao longo do percurso.
Recomendações:
• Circule apenas em trilhos abertos;
• Não deixe vestígios na sua passagem;
• Tenha controlo sobre a sua bicicleta;
• Ceda sempre prioridade;
• Nunca assuste os animais;
• Planeie antecipadamente o seu percurso;
• Tenha atenção à possibilidade de cruzamento com veículos motorizados;
• Respeite a sinalização.
A oficina encontra-se ao dispor do utilizador 24 horas por dia, enquanto o acesso a balneários e WC, só poderá ser feito com o levantamento da chave, nos seguintes locais: Junta de Freguesia de Beirã (dias úteis, das 9h00 às 17h00) ou Restaurante Sabores de Marvão (fins-de-semana, feriados e dias úteis a partir das 17 horas). © NCV
Para mais informação contactar através do email<desporto@cm-marvao.pt>

Sem comentários: